Vinhos de um novo CHILE (segunda parte)

 

VINHOS DE UM NOVO CHILE (segunda parte)

Fico contente que os produtores de vinho do Chile e os engenheiros da Volvo escutaram o que Tim Atkin tinha a dizer em 2002. Hoje os carros seguem robustos, confiáveis, mas estão cada vez mais atraentes e modernos. Passaram por uma total revolução, bem como os vinhos do Chile.

 

Vejam na foto Tim Atkin sorridente, no capô de um Volvo que pessoal do MOVI do Chile levou em uma degustação em Dezembro de 2018

 

O que antes era conhecido como suco de tanino, líquidos super carregados e pesados, hoje temos na garrafa vinhos mais leves e que representam como ninguém o terroir chileno. Até mesmo a importação de barricas novas de carvalho teve seu número reduzido nos últimos anos. O que mostra um interesse renovado sobre a uva, ponto de colheita, acidez e elaboração do produto final.

No link a seguir vocês poderão entender como o mesmo crítico Tim Atkin interpreta os novos vinhos deste longo país considerado o sétimo maior produtor de vinhos do mundo dividido em um total de quinze regiões produtoras. http://www.the-buyer.net/tasting/wine/diversity-16-new-chile/ aonde irão encontrar um total de 16 produtos selecionados entre pequenas, médias e até mesmo grande vinícolas chilenas.

Para esta coluna escolhi um vinho tinto de uma pequena vinícola familiar do Vale de Colchagua que recentemente recebeu medalha de ouro no concurso Brazil Wine Challenge (jurados da ABE e concurso com chancela da OIV) que aconteceu em Bento Gonçalves – RS no início de Outubro. O vinho se chama Edición de Familia Laura Hartwig de safra 2015.

Estamos falando de um vinho tinto muito elegante (assemblage de cabernet sauvignon, cabernet franc, malbec e petit verdot), que estagiou em barricas de primeiro e de segundo uso por mais de 20 meses além de um ano em garrafa antes de começar a ser comercializado.

Na abertura da garrafa podemos sentir aromas de especiarias, sua cor rubi intensa e em boca chocolate amargo. Isso mesmo, um vinho tinto que lembra chocolate! O seu importador no Brasil (Importadora Vinhos Novo Chilehttp://www.dagirafa.com.br/) nos lembra que este vinho obteve 94 pontos Guia Descorchados e faz parte da Seleção de Wines of The Year – Bordeaux Blend de Tim Atkin de quem também recebeu 94 pontos.

A safra disponível deste vinho no Brasil será a de 2017, pois a premiada se esgotou dias depois do evento. Mas com certeza vocês poderão encontrar outros vinhos maravilhosos neste catálogo. Aproveito para sugerir provarem o AVID – Sauvignon Blanc também da safra 2017 (antigo para um branco né?) da minúscula e inovadora Vinícola La Recova! Uma delícia de vinho branco.

Em resumo, alguns críticos possuem o poder de mudar o mundo dos vinhos e quem sabe até mesmo o mundo dos automóveis. Que venha o novo Chile!

 

Patrocinador desta coluna: Artlaser, para conhecer a gráfica, clique aqui.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn