Um mar de opções

 

Um mar de opções

 

Outro dia, como permitido, fui às compras em um supermercado da capital. Passando pela seção dos vinhos, me dei conta da enorme variedade. Muito provável que não exista outro tipo de produto com tantas opções. Nem leite e cerveja batem a quantidade de opções de garrafas e rótulos diferentes como os dos vinhos. Então, como escolher? Região, tipo de uva, rótulo, segurança, nome do produtor, marca conhecida ou indicação daquele amigo conhecedor e entendido sobre vinhos? Um mar de opções.

 

Entramos no supermercado com uma faixa de preço já pré-definida, leva tempo para mudarmos de faixa. Somos seres de rotina e hábitos, precisamos de coragem para avançar no mundo do vinho e mudar de fileira, seção e faixa de preço por garrafa. Portanto, um dos grandes fatores facilitadores desta compra é o preço. A faixa de preço geralmente está associada à qualidade do vinho na mente do consumidor.

 

É dessa mentalidade que surge a aplicação da inteligência das grandes redes: dispor os vinhos por limites de preços. Prateleiras mais altas com os vinhos mais caros (faz o comprador se esticar para chegar na garrafa). Na altura dos olhos, os vinhos de preços médios (pouco esforço para alcançar). E, por último, prateleiras baixas para os vinhos de melhor custo benefício, fazendo com que o consumidor precise se abaixar (esforço também para pegar o produto).

 

Não tem nada de errado nisso, pois a regra se repete em todos os corredores e com os demais produtos. Entretanto, confesso que quando nos damos conta, podemos ficar um pouco chateados de estarmos sendo dirigidos a funcionar como a maioria dos consumidores. Somos estudados e ainda estamos dentro do laboratório. Por outro lado, faz parte, o mundo do comércio funciona desta forma.

 

Por fim, com tantos rótulos disponíveis, como errar menos? Minha sugestão é que se procure por marcas consagradas, que tenham vinhos que agradem o seu paladar. Explore a linha completa de vinhos daquela vinícola – mesmo que os mais caros estejam fora do seu budget normal de preço por garrafa. Descubra as melhores opções e depois compre mais de uma garrafa do mesmo vinho. Não precisamos provar todos os rótulos que existem no mercado, precisamos conhecer nosso paladar. Curta sem medo, o mundo dos vinhos é encantador.

 

Texto: Julio Gostisa

 

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn