Saúde vacina pessoas com comorbidades a partir de 33 anos no fim de semana

 

Saúde vacina pessoas com comorbidades a partir de 33 anos no fim de semana

 

A prefeitura organizou ação especial neste fim de semana para a imunização de pessoas com comorbidades de 33 anos ou mais contra a Covid-19. O atendimento ocorrerá em duas unidades de saúde (Tristeza e Assis Brasil), na tenda instalada no estacionamento externo do shopping Bourbon Country e nos drive-thrus da PUCRS e do Barra Shopping Sul.

 

No domingo, 16, o público atendido será o mesmo, tendo como único local de vacinação a tenda junto ao Bourbon Country. A tenda terá 18 estações de vacinação para agilizar o atendimento ao público. Além das equipes da SMS, atuarão no local parceiros como as farmácias Panvel e São João e a Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs).

 

Gestantes e puérperas – Por determinação do Ministério da Saúde, está suspensa a vacinação das gestantes e puérperas sem comorbidades. A imunização daquelas que têm comorbidades está temporariamente suspensa a partir deste sábado, 15, até a chegada de novas doses da vacina Pfizer.

 

Pessoas com as seguintes comorbidades podem se vacinar:
– Diabetes
– Pneumopatias crônicas graves (ex.: asma)
– Hipertensão arterial *
– Doenças cardiovasculares (ex.: insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar, síndromes coronarianas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas, dispositivos cardíacos implantados)
– Doença cerebrovascular (ex.: AVC)
– Doença renal crônica
– Imunossuprimidos (ex.: transplantados, pessoas com HIV, pacientes oncológicos)
– Hemoglobinopatias graves
– Obesidade mórbida
– Cirrose Hepática

 

A imunização continua para pessoas com deficiência cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), pessoas com Síndrome de Down a partir de 18 anos, pessoas com 60 anos ou mais, profissionais de saúde, trabalhadores de apoio aos serviços de saúde acima de 18 anos que ainda não receberam a primeira dose da vacina e pessoas com HIV/Aids a partir de 33 anos.

 

Locais para tomar a 1ª dose no sábado, 15:
Público: pessoas com comorbidades acima de 33 anos, pessoas com deficiência cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) a partir de 33 anos, pessoas com Síndrome de Down a partir de 18 anos, pessoas com 60 anos ou mais, profissionais de saúde, trabalhadores de apoio aos serviços de saúde acima de 18 anos que ainda não receberam a primeira dose da vacina e pessoas vivendo com HIV/Aids a partir de 33 anos.

 

Onde:
– Unidade de Saúde Tristeza
Endereço: Av. Wenceslau Escobar, 2442
Horário: das 9h às 15h

 

– Unidade de Saúde Assis Brasil
Endereço: Av. Assis Brasil, 6615
Horário: das 9h às 15h
– Tenda no estacionamento externo do Shopping Bourbon Country

Acesso exclusivo para pedestres (não é um drive-thru) e deve ser feito pelas entradas das ruas Thadeu Onar e Dário Bittencourt, na Zona Norte.

Horário: das 9h às 17h
Drive-thru PUCRS
Horário: das 9h às 17h
Drive-thru Barra Shopping Sul
Horário: das 9h às 17h

 

Local para tomar a 1ª dose no domingo, 16:
Onde: Tenda Shopping Bourboun Country
Horário: 9h às 15h
Acesso exclusivo para pedestres (não é um drive-thru) e deve ser feito pelas entradas das ruas Thadeu Onar e Dário Bittencourt, na Zona Norte.

 

*Entenda que tipos de hipertensão estão contemplados nesta fase

– Hipertensão Arterial Resistente (HAR): quando a pressão arterial permanece acima das metas recomendadas com o uso de três ou mais anti-hipertensivos de diferentes classes, em doses máximas preconizadas e toleradas, administradas com frequência, dosagem apropriada e comprovada adesão ou pressão arterial controlada com uso de quatro ou mais anti-hipertensivos.

 

– Hipertensão arterial estágio 3: pressão arterial sistólica igual ou maior a 180 e/ou diastólica igual ou superior a 110, independente da presença de lesão em órgão-alvo (cérebro, coração, vasos sanguíneos, olhos, rins) ou comorbidade.

 

– Hipertensão arterial estágios 1 e 2: com lesão em órgão-alvo (cérebro, coração, vasos sanguíneos, olhos, rins) e/ou comorbidade. Pressão sistólica entre 140 e 179 e/ou diastólica entre 90 e 109 na presença de lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade.

 

Texto: Vanessa Conte
Edição: Andrea Brasil
Foto: Cristine Rochol/PMPA

Fonte: SMS – Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn