Rádio Webs Poa a nova rádio web de Porto Alegre

 

Rádio Webs conecta músicos locais em programação alternativa

Criada pelo músico e sonoplasta Fabiano Rodrigues a Rádio Webs surgiu durante o isolamento social com o objetivo de impulsionar a divulgação do trabalho dos músicos da cidade. Com o cancelamento de eventos, shows e bares fechados as lives colaborativas e a venda de CDs e DVDs foram a alternativa. “Após me formar em sonoplastia e operador de rádio no ano passado, decidi não aguardar uma vaga em alguma grande rádio e pensei minha própria rádio web. O nome Webs significa teias, conexões e é justamente essa nossa missão, conectar os artistas e músicos daqui que não estão na grande mídia.

O sound design da rádio é variado entre música instrumental brasileira e música autoral com músicos de Porto Alegre, de todo o Brasil e alguns brasileiros radicados em outros países. Programas temáticos também estão na programação como Hora Blues diariamente as 22 horas e Trilhas Gaúchas, também diariamente as 6h da manhã.

Abriram a playlist desde o primeiro dia Rafael Brasil, Lúcia Severo, Rosa Franco, Zé Caradípia e os instrumentistas locais Jorginho do Trompete, Luizinho Santos, Adão Pinheiro, Geraldo Flach, Renato Borghetti, Marcelo Caminha, Maurício Einhorn e Phil Fest (radicado nos Estados Unidos) entre outros. “São músicos que admiro e que gostaria de ouvir nas rádios e tenho certeza que o público também. Todos os músicos gostaram muito da ideia e prontamente cederam suas músicas para rodarmos.”

A rádio vai funcionar em sistema colaborativo a após o mercado normalizar e as verbas de publicidade começarem a entrar, será feita uma divisão do percentual das receitas a exemplo do funcionamento das plataformas de streaming.

Durante a programação, a playlist conta com pitadas de informação, intercaladas com os colunistas de viagem, cultura, gastronomia, enologia e direitos do consumidor. “A proposta é uma playlist leve para que nosso ouvinte relaxe longe da sobrecarga de informações negativas do cenário atual, mas sem ficar desinformado”, complementa Fabiano que decidiu não incluir política nem futebol. “Outras rádios já abordam brilhantemente esses assuntos, nossa ideia é uma opção diferente a esta linha editorial.

Como colunistas, já estão no ar o enólogo e sommelier Arlindo Menoncin com Minuto do Vinho, o Chef Roberto Vianna – Papo de Chef, a publicitária Ana Maria Brogliato – Conexões Mundo, a jornalista Mônica Kanitz – Cultura Webs e o renomado Alexandre Appel com Direitos do Consumidor. Os drops podem ser ouvidos durante a programação ou no Podcast de cada colunista no site www.radiowebspoa.com.br. O aplicativo Rádio Webs também está disponível na Google Play Store para download.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn