Primeiro encontro de História, Teoria e Crítica da Arte recebe Amanda Carneiro 

 

Primeiro encontro de História, Teoria e Crítica da Arte recebe Amanda Carneiro 

 

Com o tema ‘’Museu e Decolonialidade’’, evento com a curadora e pesquisadora acontecerá quinta- feira, 24.06.2021, às 19h, no canal do YouTube do MARGS

Encontro será o primeiro do programa coordenado por Igor Simões que tratará sobre a “Racialização e arte no Brasil’’, visando discutir a presença negra na escrita da história da arte no Brasil, com convidados referência no tema das artes visuais no Brasil

Evento integra o Programa Público “Presença Negra no MARGS”, que ao longo dos próximos meses trará a público lives, cursos, palestras e diversos conteúdos sobre presença e representatividade de artistas negros e negras no acervo do Museu e no também no sistema da arte

 

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), inicia nesta quinta-feira, 24.06.2021, às 19h, a 4ª edição dos “Encontros de História, Teoria e Crítica da Arte”, que terão como tema “Racialização e arte no Brasil”. Com mediação do pesquisador e professor Igor Simões (UERGS), o evento será transmitido pelo YouTube do MARGS e contará com interpretação simultânea de libras. O primeiro encontro contará com a participação da pesquisadora e curadora Amanda Carneiro (MASP/SP), que falará sobre o tema ‘’Museu e decolonialidade’’.

 

Nas palavras de Amanda Carneiro:
“Muito se tem anunciado e debatido a origem colonial dos museus e suas relações com as elites econômicas e políticas, razão pela qual também se reivindica sua descolonização. O que isso significa tanto em termos teóricos quanto práticos está em questão, é um campo em construção e em disputa, permeado por contradições. Esta comunicação apresentará diferentes perspectivas sobre o tema, além de apontar como têm sido incorporado por instituições de arte no Brasil.”

 

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link (https://forms.gle/LJ9jhYaHBB1nyjL79). A transmissão será pelo canal do MARGS no YouTube, (https://youtu.be/7B5xyTchufk) aberta ao público e ficará salva para visualização posterior. O formulário de inscrição se destina apenas a quem pretende participar nas quatro datas e quer receber certificado, totalizando uma carga horária de 8 horas. A certificação digital será concedida pela UERGS para quem fizer inscrição e obtiver 75% de presença.

 

Em sua 4ª Edição, no ano de 2021, a atividade quer discutir a presença negra na escrita da história da arte no Brasil, desde o lugar de pesquisa, crítica e curadoria. O projeto se estenderá pelos dias 01.07, 08.07 e 15.07, sempre com duas horas de duração, pelo canal do MARGS no YouTube. Cada reunião contará com a presença de um nome referência sobre o tema nas artes visuais no Brasil, que destacarão conhecimentos que urgem por visibilidade em uma sociedade estruturalmente marcada pelo racismo. O ciclo de palestras e debates tem como principal objetivo promover espaços que permitam discutir a história da arte desde um ponto de vista da mobilidade, tendo como pauta assuntos que, além de emergentes, são urgentes nas apreensões contemporâneas do tema.

 

Os encontros darão continuidade aos eventos do Programa Público “Presença Negra no MARGS”, que, desde o dia 10.06.2021, conta ações nas redes sociais do MARGS, além de uma live e uma conferência de abertura, disponíveis no canal do YouTube do MARGS.

 

Amanda Carneiro

Amanda Carneiro é curadora assistente no MASP/SP, co-editora na Revista Afterall e pesquisadora do projeto 'Arte e descolonização'. Graduou-se e é mestre pela Universidade de São Paulo. Recentemente, co-organizou o catálogo e a mostra 'Sonia Gomes: ainda assim me levanto', 'Beatriz Milhazes: Avenida Paulista' e 'Conceição dos Bugres: tudo é da natureza do mundo'.

 

SERVIÇO – 1º Encontro de História, Teoria e Crítica da Arte — Com Amanda Carneiro “Museu e decolonialidade”
Quando: 24.06, às 19h
Onde: YouTube do MARGS (https://youtu.be/7B5xyTchufk)
Inscrições: https://forms.gle/LJ9jhYaHBB1nyjL79

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn