Prefeitura e Trensurb fecham parceria para controle sanitário

 

Prefeitura e Trensurb fecham parceria para controle sanitário

 

A Prefeitura de Porto Alegre e a Trensurb firmaram uma parceria para criação de mais uma barreira sanitária na cidade. O objetivo é monitorar passageiros que desembarcam na Estação Mercado, no Centro da Capital. Câmeras com sensores térmicos detectam pessoas com temperatura acima do normal, que são encaminhadas para testagens. A parceria foi celebrada no final da manhã desta quarta-feira, 23, em solenidade no local, com distribuição de material informativo aos usuários do trem.

 

As operações começam efetivamente nos próximos dias, depois de concluída a capacitação dos servidores da Trensurb envolvidos nesta tarefa. Eles estão sendo orientados pela Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde. Técnicos da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) também participam das ações.

 

A testagem será do tipo TR-Ag, que detecta uma proteína presente no vírus. O resultado positivo significa infecção viral ativa. Não será o mesmo procedimento adotado no controle sanitário do Aeroporto Internacional Salgado Filho, onde depois de feita a testagem TR-Ag, os casos positivos são encaminhados para outro teste mais aprofundado, o PCR. A testagem na Trensurb é mais simples porque ainda não há registro de circulação das novas cepas do vírus na Região Metropolitana.

 

Texto: Ricardo Azeredo
Edição: Lissandra Mendonça
Fonte: SMS – Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn