Louis Armstrong é tema de audição comentada de jazz no dia 1º de julho

 

Louis Armstrong é tema de audição comentada de jazz no dia 1º de julho

No encontro virtual, o jornalista Paulo Moreira apresentará destaques da carreira do músico norte-americano e o trompetista gaúcho Chico Gomes interpretará ao vivo alguns dos maiores sucessos do jazzista

 

O projeto Audições Comentadas de Jazz chega a sua quarta edição deste ano fazendo uma homenagem ao cantor e trompetista Louis Armstrong (1901-1971). Em aula ilustrada e discotecada, o jornalista Paulo Moreira mostrará detalhes sobre a vida e a obra do músico norte-americano, destacando curiosidades, parcerias e outros grandes momentos da trajetória que o levou a ser considerado um dos maiores nomes do jazz e do blues. O evento virtual ainda terá canja musical ao vivo com o trompetista gaúcho Chico Gomes, interpretando grandes sucessos de Armstrong. O encontro  acontece na quinta-feira, dia 1º de julho, às 19h, com transmissão diretamente do Instituto Ling, em Porto Alegre. Os ingressos custam R$ 20 e podem ser adquiridos no site www.institutoling.org.br.

 

Considerado a personificação do Jazz, Louis Daniel Armstrong nasceu em uma família muito pobre, em New Orleans, em 1901. Apelidado de Satchmo, corruptela de satchel mouth (boca de sacola), começou a tocar aos 12 anos de idade na banda amadora do reformatório onde esteve, após ser preso por porte de arma e disparo de tiros para o alto durante o réveillon de 1913. Trabalhou vendendo papéis velhos e carvão durante o dia e, à noite, tocava em casas noturnas e nas grandes barcas do rio Mississipi. Em 1922, foi para Chicago a convite de Joe “King” Oliver para se juntar a sua Creole Jazz Band, onde ganhava o suficiente sem ter de atuar nos velhos clubes noturnos. Em 1925, formou seu próprio grupo, o Louis Armstrong Hot Five, com o qual fez gravações consideradas clássicos do jazz até hoje, como Chicago Dixieland.

 

Com a voz grave e um estilo inconfundível de cantar, o canto se tornou a marca registrada do músico, tanto quanto o seu virtuosismo no trompete. Em 1964, atingiu o recorde de vendas com Hello, Dolly!, tirando os Beatles do primeiro lugar do Top 40 da Billboard. Faleceu em 1971, de ataque cardíaco, deixando para os apreciadores do jazz verdadeiras joias como as gravações What a Wonderful WorldLa Vie en Rose e Dream a Little Dream, entre tantas outras.

 

Sempre acompanhando do trompete e flugelhorn, Chico Gomes é bacharel em Música, com habilitação em Música Popular pelo Instituto de Artes da UFRGS. Participou das bandas Big Band IA/UFRGS, Jazzgig, Anos Blues, El Cocoloco (salsa), Nicotine Soul (soul music), Discovery (disco music) e da Orquestra Popular de Porto Alegre. Esteve junto com a big band do Instituto de Artes no Musical Chicago em apresentações no Teatro Renascença, em 2018, e no Theatro São Pedro, em 2019.

 

Curador e apresentador do projeto Audições Comentadas de Jazz, Paulo Moreira tem 39 anos de carreira, na sua maioria dedicados à produção, redação e radiodifusão de conteúdos musicais. Atuou na Rádio 102 FM, de 1994 a 1996, produzindo o programa Jam Session, apresentado por Ruy Carlos Ostermann. De 1997 a 1999, exerceu crítica de música e cinema no jornal Correio do Povo. Realizou cursos sobre História do Jazz e do Rock durante quatro anos dentro da programação do StudioClio. Produziu e apresentou o programa Sessão Jazz na rádio FM Cultura, por quase 20 anos, e recentemente na rádio online salvesintonia.com.

 

As Audições Comentadas de Jazz têm realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.

 

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ONLINE – MÚSICA
Audições Comentadas de Jazz – Louis Armstrong
Com o jornalista Paulo Moreira e canja musical ao vivo com o trompetista Chico Gomes
Dia 1º de julho, quinta-feira, às 19h, em plataforma digital
As inscrições custam R$ 20 e podem ser feitas no site www.institutoling.org.br

Classificação etária: Livre
Duração: 90 minutos

 

Crédito da foto: ©Herman Hiller

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn