Iole de Freitas e João Bandeira falam sobre arte em palestra gratuita transmitida ao vivo na próxima terça-feira, dia 11 de maio

 

Iole de Freitas e João Bandeira falam sobre arte em palestra gratuita transmitida ao vivo na próxima terça-feira, dia 11 de maio

 

A artista plástica mineira e o curador se reúnem virtualmente com o público para discutir a exposição Decupagem, que pode ser visitada até o fim deste mês no Instituto Ling, em Porto Alegre, ou on-line

 

A artista plástica mineira Iole de Freitas e o curador João Bandeira se reúnem virtualmente com o público na próxima terça-feira, dia 11 de maio, para falar sobre a exposição Decupagem, que está em cartaz no Instituto Ling, em Porto Alegre, até o final deste mês. A palestra gratuita será transmitida ao vivo a partir das 19h, no canal do YouTube do centro cultural (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural).

 

Além de conferir o bate-papo, o público pode baixar o catálogo digital sobre a exibição, disponível no site da instituição, e também visitar gratuitamente a exposição, que pode ser conferida em dois formatos: através de um vídeo disponível no canal do YouTube do centro cultural, ou presencialmente, mediante agendamento prévio na página do Instituto Ling.

 

A mostra cronológica reúne 29 obras e 90 documentos que refazem o percurso artístico de Iole em mais de 40 anos de atuação. A galeria contempla desde os primeiros trabalhos da mineira, criados na década de 1970 em Super 8; passando pelas investigações do espaço real, que buscavam a integração das obras com o ambiente arquitetônico na década de 1980; e pelas produções mais recentes, em estrutura de aço inox recortado. Há ainda esculturas em diversos outros materiais, como fio de cobre e latão, além de fotografias, maquetes e desenhos.

 

 

A exposição itinerante estreou em 2018 no Instituto de Arte Contemporânea de São Paulo, o IAC, e ocupou também a Casa Firjan, no Rio de Janeiro, em 2019. Em Porto Alegre, foram incluídas três novas obras, sendo uma delas inédita, criada no início de 2020, em aço inox com pintura artesanal, especialmente para ocupar a galeria do Instituto Ling.

 

Sobre a artista
Iole de Freitas produz e expõe seu trabalho artístico desde 1973. Sua trajetória está amplamente documentada em publicações e textos de renomados críticos de arte. Participou da 9ª Bienal de Paris (1975), da 15ª Bienal de São Paulo (1981) e de muitas outras mostras coletivas importantes, entre elas a Documenta (Kassel, 2007), além de realizar exposições individuais e instalações de grande porte no Brasil e no exterior, como no átrio da Fundação Iberê Camargo (2008) e na Pinacoteca do Estado de São Paulo (2010). Além de Decupagem, O Peso de Cada Um (MAM-RJ, 2015) e Dobradura Curva (Galeria Raquel Arnaud, São Paulo, 2017) são algumas de suas individuais mais recentes.

 

Sobre o curador
João Bandeira foi coordenador de Artes Visuais do Centro Maria Antonia da USP, em São Paulo (2005 a 2016), e atualmente dirige o Espaço das Artes da ECA-USP. Escreveu textos para exposições de artistas como Waltercio Caldas, Regina Silveira, Jac Leirner, David Batchelor e Terry Winters e curou mostras de, entre outros, Evgen Bavcar (Itaú Cultural, 2003), Cildo Meireles, Nuno Ramos (Maria Antonia, 2012), Lina Bo Bardi (Sesc Pompeia, 2014), Décio Pignatari (Galeria Millan, 2017), Geraldo de Barros, Rubens Gerchman e Antonio Dias (Sesc Pinheiros, 2018).

 

Essa atividade é uma realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens, Fitesa e America Tampas.

 

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ONLINE – ARTE
Palestra sobre a exposição Decupagem
Com a artista Iole de Freitas e o curador João Bandeira
Dia 11 de maio, terça-feira, às 19h
Gratuito, no canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural)

 

A exposição pode ser visitada gratuitamente até o dia 29 de maio em dois formatos: virtualmente, através de um vídeo disponível no canal do YouTube do centro cultural, ou presencialmente, em Porto Alegre, mediante agendamento prévio no site www.institutoling.org.br.

 

Crédito da foto de Iole de Freitas: ©Romulo Fialdini

Crédito da foto do espaço expositivo: ©Carlos Stein/Viva Foto

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn