Gente, Lugares e Vinhos do Brasil.

 

LIVRO EN PRIMEURGENTE, LUGARES E VINHOS DO BRASIL by Rogério Dardeau

Nós Brasileiros somos únicos. Inventamos, copiamos e nos ajustamos muito rapidamente e seguimos em frente com muita garra. Somos craques em encarar adversidades. Muitos anos atrás na Europa, os fabricantes de vinho se deram conta que a adorável barrica de transporte de vinhos, além de amaciar os vinhos, custava muita grana. E sabendo que teriam qualidade comprovada na próxima safra, decidiram cobrar antecipadamente pelos seus vinhos com entrega futura. Equilíbrio de custos de produção versus tempo de entrega. Básico. Nascia com esta ideia a venda de vinhos en primeur, um projeto que funciona muito bem até os dias de hoje.  Modalidade semelhante às commodities no mercado futuro.

Aqui no Brasil esta prática já foi sabiamente aplicada pela Miolo na elaboração seu vinho ícone o Sesmarias, um vinho que foi o primeiro tinto elaborado em solo brasileiro com fermentação integral dentro da barrica nova de carvalho (com ambas fermentações tanto alcoólica e malolática acontecendo com vinho em contato com as cascas!) e vendido en primeur com todos os detalhes de uma pré-venda europeia. Tenho certeza de que outras vinícolas nacionais também já criaram este tipo de programa. Na França, esta prática tem início, todos os anos ao redor do mês de Abril (logo após a colheita) e segue com diversas visitas de críticos de todas as regiões do planeta.

A vitivinicultura brasileira esta em plena transformação. Estamos vivendo uma fase de expansão de fronteiras, de seleção de diferentes terroirs e de técnicas de vinificação. Como poder conhecer todas as novidades? Como ter tempo hábil de visitar todas as novas regiões que “nasceram” nos últimos cinco anos? Como viajar nestas épocas de “pandemia”? Como entender os principais motivos pelos quais consumimos  internamente 80% de todo vinho espumante que aqui produzimos e sem sair da proteção de nossa de casa? O que é uma “dupla-poda” e aonde acontece? Quem são as pessoas que vivem o mundo do vinho? São muitas as perguntas e seriam necessários meses a fio para poder responder e ler sobre todos estes temas.

Mas para nossa sorte um professor, escritor e pesquisador chamado Rogério Dardeau  já fez isso para a gente. Isso mesmo. Ele viajou por este Brasil e visitou quase todos os projetos vitivinícolas de destaque e escreveu seu mais novo livro chamado Gente, Lugares e Vinhos do Brasil. E seguiu inovando, pois já tinha qualidade comprovada de seu livro anterior sobre o nome de Vinho Fino Brasileiro e lançou este novo livro em projeto en primeur. Isso mesmo, a grande vantagem é que você poderá adquirir o livro antes de sua publicação que será em Dezembro deste ano. Afinal se no Brasil a maioria de nossas videiras tem origem europeia porque não nos valermos de projetos inovadores para financiar a produção de livros que nos ajudem a conhecer a fundo nossa história?

A editora recebe fluxo de caixa para produzir o livro em maiores tiragens e você leitor receberá um produto de excelente qualidade a preços bem mais acessíveis e em sua casa. Todo mundo fica contente. Eu já comprei os meus exemplares de leitura e para presentear aos meus amigos mais próximos seguindo esta antiga tradição bordalesa. Corre lá e garanta o seu, en primeur claro!

Últimos dias para adquirir seu exemplar, com os descontos especiais, da venda antecipada.

Preço unitário: R$ 72

Preço a partir de 20 unidades: R$ 60

Dados para depósito:
Mauad Comércio e Serviços Editoriais Ltda.
CNPJ 03.488.357/0001-59
Banco 237 – Bradesco
Agência: 7045
Conta corrente: 14054-6

Os comprovantes deverão ser encaminhados para o e-mail da editora mauad@mauad.com.br com cópia pra rogerio@dardeau.org

Não deixe de enviar o CPF ou CNPJ+IE e endereço para emissão da Nota Fiscal!

 

Patrocinador desta coluna:  Artlaser para conhecer a gráfica, clique aqui.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn