Fundação Iberê lança série de lives em diálogo ao projeto Iberê Renova

Fundação Iberê lança série de lives em diálogo ao projeto Iberê Renova

 

A partir do dia 24/03, a Fundação Iberê realizará uma série de lives no Instagram sobre arquitetura, manutenção e conservação com características museológicas. A atividade faz parte do projeto Iberê Renova. Entre os convidados estão os arquitetos e urbanistas Flávio Kiefer, Guilherme Wisnik e Renata Galbinski, o responsável pelo Acervo da Fundação Iberê, Gustavo Possamai, e as historiadoras da arte Blanca Brittes e Mônica Zelinsk.

 

Ao todo serão seis lives que irão explorar o funcionamento e rotina em acervos e como são feitas as reparações em construções museológicas. Os bate-papos serão mediados pelo arquiteto e urbanista Lucas Volpatto, responsável pela conservação e manutenção da Fundação Iberê.

 

Ainda em diálogo com o projeto, será produzida uma minissérie, intitulada “Iberê Renova: Máquina de Cultura”, que mostrará os bastidores do que faz esse espaço cultural funcionar. Serão explorados diversos mecanismos, ocultos aos visitantes, mas essenciais para o funcionamento da instituição: sustentabilidade, limpeza do concreto branco, acervo, montagem e desmontagem das exposições, climatização e controle de umidade, mobiliário, placas de saída e pictogramas exclusivos dos banheiros e nomenclatura das plantas, arrumos, alçadas e etc. O lançamento da minissérie está previsto para junho.

 

O projeto Iberê Renova é contemplado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc nº 14.017/2020, Edital Sedac nº 10/2020 – Aquisição de Bens e Serviços, para execução do Plano de Gerenciamento de Riscos: aquisição de equipamentos e materiais para modernização do acervo, a fim de atender aos padrões internacionais para salvaguarda, catalogação e exposição de bens museológicos.

 

Site da Fundação Iberê Camargo: http://www.iberecamargo.org.br/

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn