Fenômeno do baixo, Michael Pipoquinha apresenta seu trabalho autoral em show virtual e gratuito

 

Fenômeno do baixo, Michael Pipoquinha apresenta seu trabalho autoral em show virtual e gratuito

 

A convite do Instituto Ling, o jovem cearense combina jazz e heranças brasileiras em live neste sábado, dia 26 de junho, às 18h

 

Jovem de 25 anos que cresceu na era do YouTube, o baixista Michael Pipoquinha apresenta seu repertório autoral em live transmitida gratuitamente pelo Instituto Ling no próximo sábado, dia 26 de junho, às 18h. Considerado um dos mais novos fenômenos da música instrumental brasileira, ele mostra seu estilo único que combina slaps no estilo do norte-americano Victor Wooten com grooves ferozes, além de um sério conhecimento melódico e harmônico. Para acompanhar o show ao vivo, basta fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.

 

O baixo de Pipoquinha reflete sua compreensão da guitarra, usando conceitos de acordes e técnicas de polegar e três dedos como parte de seu arsenal. “Sempre gostei de harmonia e grooves brasileiros tanto em guitarras acústicas quanto elétricas. Desenvolvi minhas técnicas ouvindo muito Baden Powell e outros guitarristas como Joe Pass e Pat Metheny. Isso me ajudou no baixo a tocar harmonia e ritmo ao mesmo tempo”, explica o artista.

 

Com apenas 13 anos, Pipoquinha eletrizou pela primeira vez a internet com seus vídeos caseiros. A destreza e a precocidade que exibiu em seus primeiros esforços no YouTube foram devidamente notadas em fóruns de baixo, enquanto músicos com duas ou três vezes sua idade tentavam analisar sua magia musical.

 

Como todo baixista moderno, lidou com o legado de Jaco Pastorius e, entre tantas referências, ainda destaca outros nomes que lhe inspiram: Arthur Maia, Sergio Groove, Nico Assumpção, John Patitucci e o grande Luizão Maia. Hoje, o músico está deixando sua marca no cenário musical mundial. Ele já impressionou o público em apresentações na Europa, África e na América do Sul, além de inúmeros fãs de vídeos de baixo na internet.

 

Em 2014, lançou seu primeiro disco, intitulado Cearencinho, e, em 2017, o álbum independente Lua. Atualmente, prepara a gravação do seu terceiro trabalho de estúdio, a ser lançado até o final de 2021.

 

Esta programação é uma realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa e curadoria e produção da Branco Produções.

 

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ONLINE – MÚSICA
Live com Michael Pipoquinha
Dia 26 de junho, sábado, às 18h, em plataforma digital
Gratuito, mediante inscrição prévia no site www.institutoling.org.br

Classificação etária: Livre
Duração: 60 minutos

 

Crédito da foto: ©Isaac Negreni

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn