Farol Santander reabre nesta terça-feira 27, com a inédita exposição Naturezas Imersivas

 

Farol Santander reabre nesta terça-feira 27, com a inédita exposição Naturezas Imersivas

 

Mostra reúne obras temáticas dos artistas brasileiros Katia Maciel, Raquel Kogan, Rejane Cantoni e Ricardo Siri.

 

O Farol Santander Porto Alegre, centro de cultura, empreendedorismo e lazer, retoma suas atividades de acordo com o protocolo exigido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, além de novidades na sua programação cultural. A partir desta terça-feira 27/04, das 12h às 18h, os visitantes poderão voltar a frequentar o espaço e conhecer presencialmente a segunda exposição inaugurada em 2021, Naturezas Imersivas. Outros espaços do Farol Santander, como o restaurante e as exposições permanentes Memória e Identidade e Os Dois Lados da Moeda, também estarão disponíveis ao público. Já Revoada, primeira mostra aberta em janeiro deste ano, fica em cartaz até 16 de maio.

 

A mostra inédita Naturezas Imersivas, com curadoria de Daniela Bousso e direção geral de Luciana Farias, ocupa a galeria do 2º piso do histórico edifício e reúne diferentes linguagens artísticas, que se expressam para despertar nossa sensibilidade ao redor das questões ambientais.

 

Ao todo, o público poderá apreciar 13 obras de arte, entre fotografias, esculturas, instalações imersivas, áudio-poemas e videoinstalações, desenvolvidas pelos artistas Katia Maciel, Ricardo Siri, Raquel Kogan e Rejane Cantoni.

 

O conceito que permeia a mostra visa realçar a relação entre arte e natureza como forma de despertar sensibilidades, criar consciência do presente e refletir o desejo de vislumbrarmos um futuro mais verde.

“Apostando na consciência crescente da necessidade de ampliarmos nossa percepção e nos tornarmos agentes da construção de um porvir mais sustentável, Naturezas Imersivas é também um convite à experimentação de novas formas de ver, sentir, pensar e perceber nossa relação com o mundo. Com projetos que aliam um grande impacto visual ao potencial reflexivo, o Farol Santander mantém sua missão de estimular a curiosidade e a criatividade em busca de experiências que estejam alinhadas com o presente e, ao mesmo tempo, com a filosofia do Santander pela construção sustentável do futuro”; afirma Patrícia Audi, vice-presidente executiva de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander Brasil.

Naturezas Imersivas é apresentada pelo Ministério do Turismo e Santander, com patrocínio via Lei de Incentivo à Cultura. Realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Farol Santander Porto Alegre.

 

Protocolos de segurança e saúde

Para zelar pela segurança e saúde de seu público e funcionários, haverá medição de temperatura e tapetes sanitizantes e secantes para ingresso no prédio; será obrigatório o uso de máscaras; dispensers de álcool em gel estarão disponíveis em todos os andares do edifício e o ambiente também contará com sinalizações para que todos respeitem o distanciamento de 1,5 metro. O Farol ainda reforçou o serviço de limpeza e higienização de todo o prédio. A capacidade total de visitantes é de 25%.

 

Exposição Revoada: até 16 de maio

Além da nova atração, a mostra Revoada, da artista visual Flávia Junqueira, com curadoria de Paulo Herkenhoff e produção de Angela Magdalena (Madai) e Julia Brandão (Ayo), continuará aberta para visitações até o dia 16 de maio. Ocupando o Grande Hall do histórico edifício, a instalação “Revoada”, homônima a exposição, consiste em uma cenografia lúdica e imersiva, com aproximadamente 70 balões de vidro, coloridos e suspensos a partir do teto.

Além dos balões, Flávia exibirá mais de 15 fotos de aproximadamente 120 cm x 150 cm, com intervenções artísticas realizadas em grandes salas e teatros do país, como: Theatro São Pedro (RS), Theatro Guarany (RS), Theatro Amazonas (AM), Theatro Municipal de São Paulo (SP), Sala São Paulo (SP), Theatro São Pedro (SP), Farol Santander São Paulo (SP), Teatro Coliseu de Santos (SP), Theatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ), Theatro Municipal de Niterói (RJ), Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), Theatro da Paz (PA), Theatro José de Alencar (CE). Junto às fotos, três vídeos inéditos e de making of das instalações promovidas pela artista nos teatros também serão parte da mostra Revoada.

 

SERVIÇO: Exposição Naturezas Imersivas
Farol Santander Porto Alegre
Onde: Rua Sete de Setembro, 1028, Centro Histórico, Porto Alegre, RS
Site Farol Santander: farolsantander.com.br
Funcionamento: terça a domingo
Horários: 12h às 18h (terça a domingo)
Ingressos: R$ 15,00 (visitação completa ao Farol Santander)
Capacidade momentânea: 25% de visitantes

Vendas: https://site.bileto.sympla.com.br/farolsantanderpoa/

Crianças de até 2 anos e 11 meses não pagam ingresso. A partir dos 3 anos, pagam meia entrada e, a partir dos 12 anos, é necessária a apresentação de RG e carteirinha de estudante para o pagamento da meia.

Classificação: Livre

Acessibilidade: Rua Cassiano Nascimento – acesso lateral / toaletes e elevadores adaptados, rampas de acesso

 

Crédito da foto: ©Lepoldo Plentz

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn