Especialistas internacionais debatem sobre diversidade de patrimônios e processos de patrimonialização

 

Especialistas internacionais debatem sobre diversidade de patrimônios e processos de patrimonialização

 

Atividades gratuitas acontecem de 31 de março a 05 de maio, sempre às quartas-feiras, a partir das 15h30, através do canal do YouTube do CHC Santa Casa.

 

O CHC Santa Casa irá promover a atividade Experimentações do Patrimônio: diversidades e resistências, uma série de encontros virtuais com especialistas convidados do Brasil, Argentina, Colômbia e Portugal, versando sobre as relações entre patrimônio e resistência. O objetivo é constituir aportes e gerar alternativas para os enfrentamentos e desafios colocados ao campo, e, atualmente, agudizados pelo contexto político mundial e pela pandemia, requerendo, portanto, o estabelecimento de parcerias entre diferentes espaços culturais e de memória, e a divulgação de iniciativas e estudos em curso, nos países representados.

 

Entre os destaques da programação, que acontece em cinco quartas-feiras, entre 31 de março e 05 de maio, está a participação de renomados profissionais do patrimônio do exterior, como de proeminentes nomes do âmbito nacional. Cada sessão terá uma temática norteadora, como, por exemplo, a primeira atividade que estreia esta série, que será sobre patrimônio, gênero e questões étnico-raciais. Outro ponto de destaque será a atividade do dia 28 de abril, que trará aspectos relacionados ao Patrimônio da Dor, quando será abordado sobre a tragédia na Boate Kiss, ocorrida em 2013. Dentro deste aspecto, também será discutido sobre o Museu do Aljube, em Lisboa, onde ficaram presos políticos durante a ditadura salazarista. A historiógrafa do CHC Santa Casa e coordenadora deste ciclo de atividades, Véra Maciel Barroso, informa que também serão abordadas, entre outras, “questões envolvendo patrimônio e ditadura e patrimônio e as resistências, acessibilidade e inclusão em patrimônios culturais. A programação que preparamos com muito empenho e dedicação abrangerá diversos temas, cada um com muita riqueza e atualidade. Certamente, a experiência será extremamente enriquecedora a todos os participantes”.

 

A programação completa e as inscrições gratuitas podem ser acessadas no site chcsantacasa.org.br. Será fornecido certificado aos participantes.

 

SERVIÇO:
Experimentações do Patrimônio: diversidades e resistências
De 31/03 a 05/05/21, sempre às quartas-feiras, às 15h30 (horário de Brasília)
No canal do YouTube do CHC Santa Casa
Inscrições em chcsantacasa.org.br

Evento Gratuito

 

Crédito da foto: ©Carol Fornasier

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn