Sobre o Evento

Olinda Allessandrini e Tiago Halevicz homenageiam Bach em audição comentada de música erudita

 

No encontro virtual que ocorre nesta quinta-feira, dia 25 de março, às 19h, os pianistas falam sobre o processo criativo, a biografia e as peculiaridades da trajetória do músico alemão, além de interpretar ao vivo algumas das suas maiores composições

 

Após o sucesso da temporada de estreia em 2020, as Audições Comentadas de Música Erudita voltam à programação on-line do Instituto Ling neste ano. Sob orientação dos pianistas Olinda Allessandrini e Tiago Halewicz, o projeto explora o contexto histórico, o processo criativo, a biografia e as peculiaridades da trajetória de autores e instrumentistas fundamentais na história da música clássica.

 

A primeira edição de 2021 acontece nesta quinta-feira, dia 25 de março, às 19h, fazendo uma homenagem a Johann Sebastian Bach, compositor, cravista, violinista, regente, organista e professor que cativou o mundo com suas notas e compassos. Além de apresentar a vida e a obra do artista, os pianistas executarão ao vivo algumas das principais composições do músico alemão. O encontro será transmitido ao vivo pela plataforma Zoom, com possibilidade de interação entre os participantes e ministrantes. As inscrições para a atividade custam R$ 20 e podem ser feitas no site www.institutoling.org.br.

 

Johann Sebastian (1685-1750) foi o mais famoso membro de toda a família Bach, que já se dedicava à música há várias gerações. Demonstrou seu talento desde cedo e, durante a juventude, passou a ter acesso a uma biblioteca de partituras, onde tomou conhecimento da música europeia de sua época e de gerações anteriores. Trabalhou em diversas cortes, criando obras instrumentais e vocais, de acordo com as exigências do cargo que ocupava. Escreveu mais de 200 cantatas religiosas, além de inúmeras suítes baseadas em danças populares ou cortesãs, obras didáticas e concertos para instrumentos solistas e orquestra. Sua obra ficou marcada principalmente pelos Concertos do Brandemburgo, a Paixão Segundo São Mateus, as Cantatas Sacras 80, 140 e 147 e a Missa em si menor. Sua função mais importante foi a de Mestre de Capela na Igreja de São Tomás, em Leipzig, onde trabalhou até sua morte.

 

Olinda Allessandrini é graduada com láurea em Piano, pela UCS. Possui CDs inteiramente dedicados a obras de Villa-Lobos, Radamés Gnattali, Chiquinha Gonzaga e Araújo Vianna. Apresentou-se nos mais importantes centros culturais brasileiros e realizou recitais na Itália, Bélgica, Noruega, Chile, Bolívia e Uruguai, além de ter feito turnês pelos Estados Unidos e Alemanha.

 

Tiago Halewicz é pianista graduado em Música pelo Instituto de Artes da UFRGS. É diretor da Casamundi Cultura e atua na área de Estudos Culturais. Mantém um trabalho multidisciplinar por conta de seu trabalho de cooperação internacional representado pela difusão da cultura polonesa no Brasil. Em 2015, recebeu a medalha de Honra da Ordem dos Cavalheiros da República da Polônia, concedida pelo presidente do país, Bronislaw Komorowski.

 

As Audições Comentadas de Música Erudita têm realização do Instituto Ling e Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens, Fitesa e America Tampas.

 

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ON-LINE – MÚSICA
Audições Comentadas de Música Erudita | Bach: O homem e o gênio
Com os pianistas Olinda Allessandrini e Tiago Halewicz
Dia 25 de março, quinta-feira, às 19h, pela plataforma Zoom
As inscrições custam R$ 20 e podem ser feitas no site www.institutoling.org.br

 

Classificação etária: Livre
Duração: 60 minutos

 

Crédito da foto: ©Maciel Goelzer

Data e Horário do Evento
Formulário de Contato