Sobre o Evento

Curso do Matinal Jornalismo aborda como será o conteúdo quando a pandemia acabar

Com o objetivo de ampliar a capacidade criativa dos produtores de conteúdo, especialistas apresentam e discutem as transformações no mercado da comunicação. As inscrições estão abertas

Começa no dia 13 de outubro o curso “O conteúdo do pós-pandemia - Como serão escritas as histórias daqui para frente”, organizado pelo Grupo Matinal Jornalismo. Com o objetivo de ampliar a capacidade criativa de quem lida com audiência, o curso mostra como as restrições impostas pela pandemia do coronavírus afetaram a produção de conteúdo e as transformações que podem ser aplicadas para o aprimoramento do trabalho dos produtores, destacando as tendências na prática de produção, empacotamento e distribuição de conteúdo. As aulas serão ministradas por especialistas em conteúdo, narrativa e engajamento, utilizando como base teórica elementos da economia da mídia, da teoria literária e da lógica de engajamento. O curso é dedicado a todos os profissionais que se envolvam com produção de conteúdo e geração de audiência, como redatores, publicitários, jornalistas, escritores, assessores de imprensa, influenciadores digitais, podcasters, produtores musicais, entre outros. As inscrições estão abertas (veja abaixo as informações).

As aulas com profissionais da equipe do Grupo Matinal Jornalismo e as conversas com especialistas do mercado são divididos em três módulos, com dois encontros semanais entre os dias 13 de outubro e 11 de novembro, com duração de 1h30min cada. Os módulos serão divididos em dois momentos, sempre com leitura prévia para orientar a discussão (veja abaixo o programa completo das aulas). Estudantes e assinantes premium do Matinal Jornalismo têm desconto de 50% no valor do curso.

“Quem produz conteúdo passou a lidar com audiências com novas demandas de sensibilidade, revolucionadas pelos processos de carência e exaustão do último ano. A reconfiguração dos relacionamentos e a busca por uma nova normalidade teve extrema influência na forma em que contamos histórias. Nós queremos ajudar os profissionais do mercado a se adaptarem às mudanças e a utilizarem da melhor maneira os novos recursos disponíveis”, justifica Filipe Speck, diretor-geral do Grupo Matinal Jornalismo.

 

Serviço

Curso O conteúdo do pós-pandemia. Como serão escritas as histórias daqui para frente
Início: 13 de outubro de 2020
Término: 11 de novembro de 2020
Inscrições: https://www.matinaljornalismo.com.br/cursosconteudo/

Valores:
- Inteira: R$ 180 (até 3x de R$ 60)
- Estudantes e assinantes premium do Matinal: R$ 90 (até 3x de R$ 30)
Após a inscrição, será enviado ao e-mail um link com os dados sobre o evento.

 

Programa

- Dias 13 de outubro, às 19h; e 3 de novembro, às 19h - Módulo 1: CONTEÚDO

O conteúdo pós-pandemia – As mudanças no empacotamento e na distribuição de conteúdos digitais se aprofundaram nos últimos meses, mas foi na produção que textos, vídeos e áudios que o processo de criação ganhou uma nova consistência. No módulo de abertura, o jornalista Filipe Speck trata dos elementos introdutórios do curso, e mostra os pilares da economia da mídia, bem como seus caminhos para a próxima década.

 

- Dia 14 de outubro, às 19h - Bate-papo: a cobertura jornalística e as principais mudanças no processo de produção de conteúdo. Com Marcela Donini, editora-chefe do Grupo Matinal Jornalismo

 

- Dias 20 de outubro, às 19h; 27 de outubro, às 19h; 29 de outubro, às 19h; 5 de novembro, às 19h- Módulo 2 - NARRATIVA

A Jornada do Herói: O que há de universal na forma com que a civilização constrói suas narrativas? Nesse módulo, o cineasta Vicente Moreno explica a lógica por trás de um dos paradigmas narrativos mais recorrentes e aponta como ele é empregado, consciente ou inconscientemente, na ficção e mesmo em documentários audiovisuais. A disciplina vai trazer uma base de teoria narrativa, com o objetivo de dar mais consistência à análise e produção de conteúdo.

As histórias que contamos: A ficção reflete a crise. Depois de compreender a forma como as histórias são contadas, neste módulo o professor Luís Augusto Fischer vai mostrar como as crises interferiram nas histórias que já escritas. A cadeira vai trazer as consequências das mutações da vivência social comunitária na produção do seu legado cultural.

 

- Dias 23 de outubro, às 19h; e 11 de novembro, 19h - Módulo 3 - ENGAJAMENTO

A lógica do engajamento: As interações estão mais horizontais e, numa era pós-massiva, as crises catalisam as conexões de marcas e influenciadores com sua audiência. Para entender os processos, a professora e jornalista FêCris Vasconcellos mostra a lógica dos engajamentos, do nascimento de youtubers ao papel dos microinfluenciadores. Por meio do histórico e de exemplos atuais, serão apresentados os elementos por trás dos sucessos no ambiente digital.

 

- Dia 10 de novembro, às 19h - Bate-papo: como o ambiente cultural, dependente de performances físicas, se reconfigurou na intermediação das plataformas digitais. Com Roger Lerina, jornalista cultural e editor do site rogerlerina.com.br.

Categoria
Formulário de Contato