Sobre o Evento

MARGS reabre ao público com regras de visitação e recebe melhorias com PPCI e reforma do prédio

 

Museu retorna com 4 exposições temporárias e novidades na mostra de longa duração “Acervo em movimento”, que traz a público obras de Aglaé Machado de Oliveira, Carlos Scliar, Fayga Ostrower, Francesca Coniglio Ducceschi, Luiz Carlos Felizardo, Luiz Gonzaga e Wilbur Olmedo.

 

O MARGS está passando por duas melhorias de preservação e segurança: a implementação do Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndio (PPCI) e uma reforma que envolve a substituição do sistema de climatização e a restauração da parte superior do histórico prédio.

 

Depois de 7 meses fechado em enfrentamento à pandemia da Covid-19, o MARGS reabre nesta quinta-feira, 22.10.2020.

 

Para estar em condições de voltar a receber o público, o Museu adotou uma série de medidas sanitárias e de regras para acesso e visitação, com o objetivo de criar um ambiente seguro e que ofereça uma experiência que possa ser aproveitada da melhor maneira.

 

A preparação do MARGS incluiu sinalização informativa sobre regras de visitação, instalação de dispensadores de álcool desinfetante e a implementação de um protocolo de sanitização dos espaços de circulação coletiva e de superfícies de uso comum (banheiros, corrimões, elevador).

 

Entre as regras, estão limitação do número de visitantes, uso obrigatório de máscara, medição de temperatura e respeito à distância de 2m.

 

Caso você ainda não se sinta confortável em adotar as regras do Museu, recomendamos aguardar uma próxima fase de flexibilização.

 

Neste primeiro momento, o MARGS reabre somente para visitação das exposições. O período segue de terça-feira a domingo, mas em horário reduzido, das 10h às 17h, sempre com entrada gratuita.

 

O MARGS retorna com 4 exposições temporárias e novidades na mostra de longa duração do acervo do Museu. O público poderá conferir as individuais “Túlio Pinto — Momentum”, “Bruno Borne — Ponto vernal” e “Mariza Carpes — Digo de onde venho”, além da coletiva “Gostem ou não — Artistas mulheres no acervo do MARGS”. Já “Acervo em movimento” retorna renovada, com substituição total das obras em exibição.

 

Nossa reabertura se ampara no Decreto nº 55.523 do Governo do Estado do RS, que estabelece para museus tetos de ocupação para Bandeira Laranja (25% de público e 50% de trabalhadores) e Amarela (50% de público e 50% de trabalhadores). E também no Decreto nº 20.742 da Prefeitura de Porto Alegre, que regra o funcionamento com equipes e público reduzidos.

 

O retorno do MARGS está sendo tratado com cuidado e responsabilidade, assegurando a saúde dos funcionários, públicos e colaboradores. Como instituição pública, estamos empenhados em reduzir as possibilidades de contágio, colaborando para oferecer condições de segurança sanitária à sociedade.

 

Visitação às exposições
Neste primeiro momento, o MARGS reabre ao público apenas para visitação das exposições na quinta-feira, 22.10.2020. O período de visitação segue de terça-feira a domingo, mas inicialmente em horário reduzido, das 10h às 17h, sempre com entrada gratuita. Veja mais abaixo a programação de exposições.

 

Eventos presenciais
Seguem suspensos cursos, palestras, aberturas de exposições e demais eventos presenciais nos auditórios ou que possam gerar aglomeração de pessoas, e sua retomada será avaliada posteriormente.

 

Bistrô, Café e Loja
O Bistrô do MARGS e a Loja do MARGS estarão abertos ao público com a reabertura do Museu. Já o Café do MARGS deverá retornar no dia 23.10.

 

Crédito Fotos: Raul Holtz, Carlos-Stein, Filipe Conde e Anderson Astor.

Localização

Praça da Alfândega, s/n, Centro Histórico 90010-150

Formulário de Contato