Sobre o Evento

Instalações de arte e valorização da negritude encerram a Virada Sustentável Porto Alegre 2020

 

Casa de Cultura Mario Quintana e Redenção recebem obras de arte

A Virada Sustentável Porto Alegre 2020 entra em sua última semana com duas instalações de arte e uma programação voltada à valorização da negritude. Na quinta-feira e na sexta-feira (19 e 20), a intervenção Eu Era Outra Selva levantará o questionamento sobre que floresta deixaremos para as próximas gerações. A obra será montada na Travessa dos Cataventos, na Casa de Cultura Mario Quintana, marcando a reabertura do espaço. No sábado e no domingo (21 e 22), uma estrutura em forma de túnel, de seis metros de altura (totalmente aberto e ventilado) e com palavras de incentivo ao futuro vai estimular as pessoas a refletirem no parque da Redenção. É a instalação Olha pro Céu Amor.

 

A programação do último fim de semana da Virada Sustentável também se inspira no décimo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, de redução das desigualdades, para valorizar a negritude - as atividades ocorrem na semana em que se comemora o Dia da Consciência Negra (20/11). No sábado pela manhã (21), às 11h, a programação Kids, com transmissão pela TVE e pelo YouTube, tem o grupo Histórias de Além Mar, do Coletivo Ominira de dança e percussão afro. O projeto de contação de histórias une dança, música, corpo, palavra e narrativas da cultura negra brasileira com o objetivo de difundir saberes-fazeres de matriz afro brasileira entre público infantil.

 

A noite de sábado (21) é reservada para o espetáculo Negritude na Virada, a partir das 20h, na TVE e no YouTube. A rapper Negra Jaque apresenta o show “Diário de Obá”, sobre o papel da mulher na sociedade. A banda Afroentes mescla a matriz africana com sonoridades contemporâneas em temas dançantes, reflexivos e afirmativos. E as Negras em Canto tem os músicos do Samba Puro trazendo sambas de Chico Buarque: Meu Guri, Deixa a Menina, Rita, Samba de Orly e Exaltação à Mangueira, entre outros.

 

No domingo (22), às 10h30min, a programação de alimentação saudável apresenta uma aula com Natália Escouto, da Preta Cozinha Vegana, que ensina uma receita de quibebe. Às 19h30min, um painel sobre vidas negras e empreendedorismo, afrofuturismo e manifestações culturais negras reunirá a diretora da Odabá, Onília Araújo, o empreendedor e agente da transformação digital Fausto Vanin e o MC do grupo Rafuagi, Rafa Rafuagi. A mediação será da relações públicas Luana Daltro. A transmissão ocorre pela TVE e pelo YouTube.

 

Em 2020, a Virada Sustentável se reinventou e se adequou às novas práticas trazidas pela pandemia de covid-19. Inicialmente previsto para ocorrer em abril, o evento, em novo formato, está sendo realizado entre os dias 25 de outubro e 22 de novembro, com mais de 100 atividades pautadas por Sete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs).

A Virada Sustentável Porto Alegre é apresentada pela Braskem e tem como patrocinadores Liberty Seguros, CMPC, Sulgas, Gerdau, Badesul, Alibem, Ventos do Sul, Oleoplan, DLL e Zaffari. O evento tem apoio do Nic.br, da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Ministério do Turismo), Pró-Cultura RS, TVE e Rádio FM Cultura (Governo do Estado) e correalização da Prefeitura de Porto Alegre.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

INSTALAÇÃO EU ERA OUTRA SELVA
Quinta e sexta-feira (19/11 e 20/11) - Todo o dia
Casa de Cultura Mario Quintana
Composta por mais de uma centena de guarda-sóis com estampas de vegetação acompanhados de dois infláveis da fauna brasileira, a intervenção de Felipe Morozini levanta o questionamento sobre que floresta deixaremos para as próximas gerações.

 

INSTALAÇÃO OLHA PRO CÉU MEU AMOR
Sábado e domingo (21/11 e 22/11)
Parque da Redenção - Todo o dia
Uma estrutura em forma de túnel com seis metros de altura (totalmente aberto e ventilado) será montada no parque, com palavras de incentivo ao futuro estimulando as pessoas a refletir olhando para cima.

 

KIDS
Sábado (21/11) na TVE e YouTube da Virada Sustentável Porto Alegre
10h30min: Museu Desmiolado é um espetáculo verbo-cênico musical que percorre, com poemas e canções, o universo do admirável mundo novo dos museus e suas possibilidades inimagináveis.
11h: Histórias de Além Mar, contação de histórias com o objetivo de difundir saberes-fazeres de matriz afro brasileira entre público infantil.

 

SHOWS - NEGRITUDE NA VIRADA
Sábado (21/11) na TVE e YouTube da Virada Sustentável Porto Alegre
20h: Show Negritude na Virada, com Negra Jaque, Afroentes e Negras em Canto.

 

ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL
Domingo (22/11) na TVE YouTube da Virada Sustentável Porto Alegre
10h30min: Idealizadora do canal Preta Cozinha Vegana, Natália Escouto ensina uma receita de quibebe.

 

VIRADA NAS ANTENAS
Domingo (22/11) na TVE YouTube da Virada Sustentável Porto Alegre
13h30min: O programa que dá visibilidade a iniciativas sustentáveis e positivas em comunidades de Porto Alegre visita o Quilombo dos Machado e o Areal da Baronesa.

 

PAINEL VIDAS NEGRAS E EMPREENDEDORISMO
Domingo (22/11), às 19h30min, na TVE e YouTube da Virada Sustentável Porto Alegre
19h30min: As barreiras sociais, educacionais e culturais impostas pelo racismo tornam ainda mais difícil a trajetória de negras e de negros que decidem empreender. Além de alternativas para reverter esse cenário, o painel reflete ainda sobre afrofuturismo e manifestações culturais negras. Os debatedores são a diretora da Odabá, Onília Araújo, o empreendedor e agente da transformação digital Fausto Vanin e o MC do grupo Rafuagi, Rafa Rafuagi. A mediação será da relações públicas Luana Daltro.

 

Crédito das fotos: ©Julia Caon Froeder, ©MatheusSandes, ©Guilherme Borges

Formulário de Contato