Sobre

A Fundação Iberê Camargo foi criada em 1995, com a missão de preservar, investigar e divulgar a obra de Iberê Camargo, além de aproximar o público deste que é um dos grandes nomes da arte brasileira do século XX, estimulando a reflexão sobre arte, cultura e educação por meio de programas transdisciplinares e do fomento à própria produção artística.

A partir de 2017, a Fundação passou por um intenso processo de reposicionamento institucional, com o objetivo de expandir sua atuação nas artes de forma a desenvolver uma programação mais diversificada, abrangente e democrática, a partir de um conjunto de programas públicos que busca dialogar com os variados campos do conhecimento, da filosofia à antropologia, da psicanálise à ciência política, entre tantas outras disciplinas.

A cada ano, são organizadas exposições, seminários, encontros com artistas e curadores, cursos, oficinas, entre outras atividades, que versam sobre a obra de Iberê Camargo e sobre temas ligados à arte moderna e contemporânea, articulando, além das artes visuais, as demais manifestações artísticas – como o cinema, a música, a arquitetura, o teatro e a literatura – e os mais diversos campos do conhecimento.

A atual sede da Fundação, inaugurada em maio de 2008, foi projetada pelo arquiteto português Álvaro Siza, um dos mais relevantes da contemporaneidade. O prédio, criado para abrigar o acervo e todas as demais atividades, possui salas expositivas, átrio, reserva técnica, centro de documentação e pesquisa, ateliê de gravura, ateliê do programa educativo, auditório, loja, cafeteria, estacionamento e parque ambiental projetado pela Fundação Gaia.

Visão
Ser um centro de excelência dedicado à obra de Iberê Camargo e à reflexão sobre arte moderna e contemporânea, para onde convergem os mais variados públicos e segmentos sociais.

Propósito
Preservar o acervo, promover a pesquisa e a divulgação da obra de Iberê Camargo e estimular a interação dos públicos da Fundação com a arte, a cultura e a educação a partir de programas transdisciplinares que dialoguem com as diversas manifestações culturais e os mais variados campos do conhecimento.

Conheça a Fundação Iberê Camargo através de tour virtual do Google clicando aqui.

Horários

Reabertura dia 19/09/2020.
Neste momento de retomada parcial, as visitas ocorrerão de sexta a domingo, das 14h às 18h.
Para entrar na Fundação, será obrigatório o uso de máscara, higienização das mãos e medição de temperatura.

Agendamento
Através do e-mail:  agendamento@iberecamargo.org.br e telefone (51) 3247 8000

 

Fotos: ©Nilton Santolin

Telefone

(51) 3247-8000

Redes Sociais | Siga-nos
Fechado
Hoje está fechado
  • Segunda-feira

    Fechado

  • Terça-feira

    Fechado

  • Quarta-feira

    Fechado

  • Quinta-feira

    Fechado

  • Sexta-feira

    14:00 - 18:00

  • Sábado

    14:00 - 18:00

  • Domingo

    14:00 - 18:00

  • 26/10/2020 02:06 hora local

Google Street View
Endereço

Av. Padre Cacique, 2000 - Praia de Belas, Porto Alegre - RS, Brasil

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar uma avaliação