Sobre o Evento

Campanha EU SOU RESPEITO será lançada oficialmente em 14 de janeiro

 

O Site já está no ar com informações sobre a seleção de projetos que serão patrocinados com recursos supervisionados pelo MPF.

 

A Campanha Eu Sou Respeito, do Ministério Público Federal (MPF), será lançada oficialmente no dia 14 de janeiro de 2021. No entanto, a população já pode conhecer algumas peças de divulgação no site
http://www.eusourespeito.com, no qual consta o edital que prevê a destinação de mais de 200 mil reais para o desenvolvimento de ações que farão parte da iniciativa.

 

Produzida em parceria com os cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Metodista IPA, a campanha publicitária conta como convidados nomes conhecidos dos gaúchos como a cantora Valéria Barcellos, a ativista afroindígena Alice Guarani e o professor de Educação Física Márcio Chagas. “Escolhemos pessoas que representem a diversidade presente no nosso país e que falem da importância do respeito com sua própria história”, explica o procurador regional dos Direitos do Cidadão, no Rio Grande do Sul,
Enrico Freitas.

 

A primeira peça publicitária disponibilizada, incluindo um vídeo, é da cantora Valéria Barcellos – mulher trans e preta, bastante conhecida em Porto Alegre e que tem ganhado notoriedade nacional. “Fiz questão de participar pois precisamos falar sobre a tolerância, sobre respeitarmos o próximo do jeito que ele é, independentemente de cor, etnia, orientação sexual”, afirma a cantora

 

A idealização da iniciativa - A elaboração da campanha nasceu da falta de compreensão do diferente, com encerramento antecipado da exposição Queermuseu: Cartografia da Diferença na Arte Brasileira, em 2017. Após acordo, houve o pagamento de multa que será revertida a projetos de instituições, organizações e movimentos que lutam pelos direitos humanos. Elas têm de 14 de janeiro a 05 de março de 2021 para submeter os projetos para avaliação. O edital com as regras e critérios para utilização desses recursos foi lançado em 16 de dezembro de 2020.

 

Campanha nacional - Com a proposta de multiplicar a mensagem do respeito e da tolerância, a iniciativa desenvolvida pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do Rio Grande do Sul (PRDC/RS), do MPF, nasceu regional e ganhará âmbito nacional. A partir do apoio da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), com sede em Brasília, a campanha Eu Sou Respeito integrará o Projeto “Respeito e Diversidade”, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

“Nosso objetivo é fomentar esse debate sobre a diversidade e o respeito sobre as diferenças para chegue em todo os estados brasileiros”, afirma o procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena, que participará do lançamento da campanha juntamente com o procurador Enrico Freitas.

 

Lançamento oficial – Está prevista a realização do evento Lugares de Fala, que contará com a participação dos artistas convidados para participar da campanha publicitária, além de pessoas engajadas em lutas, movimentos sociais ou causas dos direitos humanos. Serão apresentados os produtos de comunicação desenvolvidos por universitários do Centro Universitário Metodista IPA, sob a direção criativa do professor Alex Ramirez.

 

Acompanhe as ações da campanha em:
Site: https://www.eusourespeito.com/
Facebook: https://web.facebook.com/projetoeusourespeito
Instagram: @eusourespeito https://www.instagram.com/eusourespeito/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCK9pzmotIdE0sJAiaPrF_pg
Contatos: MPF - Lisane Berlato (51) 999071174

 

Crédito das fotos: ©Alez Ramirez e Felipe Paes Seabra/IPA

Inicia em
  • 00

    Dias
  • 00

    Horas
  • 00

    Minutos
Data e Horário do Evento