Sobre o Evento

Biblioteca Pública RS cria projeto de Pílulas Literárias nas redes sociais

A cada 15 dias o público receberá sugestões pelas redes sociais de leituras para aliviar seus males

 

Para aliviar as dores e angústias geradas durante o período de confinamento, desde que a epidemia da COVID-19 surgiu, a Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (BPE) está lançando um programa de sugestões de leituras pelas redes sociais, chamado de Pílulas Literárias.

 

São leituras indicadas para aliviar as dores geradas pela ansiedade, angústia, insônia, perda de emprego ou amor não-correspondido, entre outras. A cada 15 dias o usuário irá receber novas dicas de leitura como bálsamo para qualquer tipo de dor ou descontentamento.

 

Ao final de cada obra indicada, o público será convidado a pegar o livro emprestado na Biblioteca através do serviço de consulta online, pelo site - http://www.bibliotecapublica.rs.gov.br. Também é feita uma provocação para que as pessoas sugiram novos títulos sobre a “doença” que está sendo tratada e compartilhem suas sugestões nas redes sociais.

A ideia surgiu baseada na obra “Farmácia literária”, das autoras Ella Berthoud e Susan ELDERKIN, com tradução de Cecília Camargo Bertalotti, lançado em 2016, pela editora Verus. Nessa obra as autoras selecionaram mais de 400 livros com o objetivo de promover a cura através da leitura. As obras indicadas possibilitam a melhora a partir da identificação com as personagens ou até mesmo pela catarse.

 

Aberta desde 26/10 , após sete meses de fechamento, a Biblioteca está cumprindo as normas de isolamento social determinadas pelo governo do estado e está funcionando em horário reduzido, de segunda a sexta, das 10h às 16h, com uma série de procedimentos para garantir a segurança de todos.

 

Dia 29 de outubro é Dia Nacional do Livro!

O projeto "Pílulas Literárias" será disponibilizado nas redes sociais e grupos da Biblioteca Pública do Estado do RS, no Facebook e Instagram, a partir do dia 29 de outubro, data em que celebramos o Dia Nacional do Livro.

Através da prática já consolidada da biblioterapia (técnica que utiliza os livros para melhorar a qualidade de vida e auxiliar no tratamento de diversas doenças do corpo e da alma para trazer alento e auxiliar no tratamento de doenças como ansiedade, depressão, solidão, angústia e outras dores e sentimentos potencializados neste momento de pandemia.

 

Todas as obras encontram-se à disposição dos leitores, no acervo da Biblioteca.

 

O público pode retirar o livro sugerido no Setor de Empréstimos, e ainda indicar outro(s) título(s) para tratar a "doença" que estará em destaque no período.

O livro e a leitura salvam!

 

Veja nossos canais para agendamento

Tel.: (51) 3221-6308 (Empréstimo e devolução de livros), das 10h às 16h e-mail: agendamento.bpe@gmail.com
Tel.: (51) 3225-9619 (Consulta ao acervo RS), das 10h às 16h e-mail: bpe-rs@sedac.rs.gov.br
Tel.: (51) 3221-7245 (Pesquisa na BPE e empréstimo de obras em Braille ou áudio para pessoas com deficiências visuais), das 10h às 16h e-mail: agendamento.bpe@gmail.com
Tel.: (51) 32245045 (Visitas, filmagens e fotografias), das 10h às 16h e-mail: bibliotecapublicadors@gmail.com

Localização

Rua Riachuelo, 1190 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, Brasil

Data e Horário do Evento
Formulário de Contato