Covid-19: vacinação de pessoas com comorbidades baixa para 33 anos nesta sexta-feira

 

Covid-19: vacinação de pessoas com comorbidades baixa para 33 anos nesta sexta-feira

 

A imunização para pessoas com comorbidades passa a contemplar a faixa etária de 33 anos ou mais nesta sexta-feira, 14. A vacinação estará disponível em 33 unidades de saúde, na tenda do estacionamento externo do Shopping Bourbon Country, drive-thru da PUC e farmácias parceiras da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na campanha de imunização contra Covid-19.

 

Pessoas com as seguintes comorbidades podem se vacinar:
– Diabetes
– Pneumopatias crônicas graves (ex.: asma)
– Hipertensão arterial
– Doenças cardiovasculares (ex.: insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar, síndromes coronarianas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas, dispositivos cardíacos implantados)
– Doença cerebrovascular (ex.: AVC)
– Doença renal crônica
– Imunossuprimidos (ex.: transplantados, pessoas com HIV, pacientes oncológicos)
– Hemoglobinopatias graves
– Obesidade mórbida
– Cirrose Hepática

 

A imunização continua para pessoas com deficiência cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), pessoas com Síndrome de Down, pessoas com 60 anos ou mais, profissionais de saúde, trabalhadores de apoio aos serviços de saúde acima de 18 anos que ainda não receberam a primeira dose da vacina e pessoas com HIV/Aids.

 

Locais para tomar a 1ª dose:
Onde: 33 unidades de saúde (confira a lista)
Horário: das 8h às 17h
Público: pessoas com comorbidades acima de 33 anos, pessoas com deficiência cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) a partir de 33 anos, pessoas com Síndrome de Down a partir de 18 anos, pessoas com 60 anos ou mais, profissionais de saúde, trabalhadores de apoio aos serviços de saúde acima de 18 anos que ainda não receberam a primeira dose da vacina e pessoas vivendo com HIV/Aids.

 

Onde: Serviço de Assistência Especializada (SAE) do Centro de Saúde Vila dos Comerciários (rua Moab Caldas, 400, área 11, bairro Santa Tereza) ou o SAE do Centro de Saúde Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27, 5º andar – Centro Histórico).
Horário: das 8h às 17h
Público: Pessoas com HIV

 

Onde: 21 farmácias parceiras (confira a lista)
Horário: das 9h às 17h (exceto a Panvel do Iguatemi, que abre às 10h)
Público: além de pessoas com comorbidades, as 21 lojas atendem profissionais de saúde, estudantes de ensino superior e técnico de cursos da área da saúde cujos nomes foram enviados à Diretoria de Vigilância em Saúde/SMS em listas. Para vacinação nas farmácias, é preciso levar original e cópia também do documento de identidade, que será retida.

 

Onde: tenda do estacionamento externo do Bourbon Country
Horário: das 9h às 17h
Público: pessoas com comorbidades acima de 33 anos, pessoas com deficiência cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) a partir de 35 anos, pessoas com Síndrome de Down, idosos com 60 anos ou mais, profissionais de saúde, trabalhadores de apoio aos serviços de saúde acima de 18 anos que ainda não receberam a primeira dose da vacina e pessoas vivendo com HIV/Aids.

 

Onde: drive-thru da PUCRS
Horário: das 9h às 17h
Público: pessoas com comorbidades acima de 33 anos, pessoas com deficiência cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) a partir de 33 anos, pessoas com Síndrome de Down, idosos com 60 anos ou mais, profissionais de saúde, trabalhadores de apoio aos serviços de saúde acima de 18 anos que ainda não receberam a primeira dose da vacina e pessoas vivendo com HIV/Aids.

 

Locais para tomar a 2ª dose de Astrazeneca/Oxford:

Onde: tenda do estacionamento externo do Bourbon Country, drive-thru da PUCRS e nas unidades de saúde Santa Cecília, Santa Marta, Modelo e IAPI.
Horário: das 8h às 17h, nas unidades de saúde, das 9h às 17h, na tenda e no drive-thru
Público: pessoas imunizadas há mais de 12 semanas

 

Gestantes e puérperas – Por determinação do Ministério da Saúde, está suspensa a vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades. Apenas as que têm comorbidades que sugerem risco poderão ser vacinadas com Pfizer ou Coronavac (se disponível), e com autorização expressa do médico. A vacinação só será feita nas unidades Modelo, IAPI, Santa Marta.

 

Balanço: Foram imunizadas 453.513 pessoas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 até esta quinta-feira, 13, em Porto Alegre. O quantitativo equivale a 41,09% da população que pode receber a vacina, ou seja, pessoas com 18 anos ou mais, residentes na Capital. Com duas doses e esquema completo, já são 218.421 vacinados, ou 19,79%. Os dados, estão na plataforma vacinômetro, consultada às 17h55.

 

Texto: RPatrícia Coelho
Edição: Andrea Brasil
Fonte: SMS – Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn