Covid-19: pessoas com HIV podem se vacinar no Serviço de Assistência Especializada

 

Covid-19: pessoas com HIV podem se vacinar no Serviço de Assistência Especializada

 

Além da disponibilidade em 32 unidades de saúde, a vacinação da primeira dose contra Covid-19 para pessoas a partir dos 55 anos de idade que vivem com HIV pode ser feita no Serviço de Assistência Especializada-SAE do Centro de Saúde Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27 – Centro Histórico). Estão incluídas no público-alvo gestantes e puérperas – até 45 dias após o parto – a partir de 18 anos que vivem com HIV. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, diretamente no 5º andar. O grupo faz parte da lista de comorbidades que integram a fase 1 do Plano Nacional de Imunizações.

 

No momento da vacinação, é necessário apresentar comprovante de residência em Porto Alegre, documento de identidade com foto, além de original e cópia de um dos seguintes documentos: laudo médico, atestado, prescrição de medicamento ou exame. As gestantes podem levar também a carteirinha de acompanhamento do pré-natal.

 

No SAE, estão disponíveis testagem rápida de fluido oral para HIV, orientações sobre importância da prevenção, distribuição de preservativos, aconselhamento e prevenção à Covid-19. O público tem acesso a autotestes de HIV e profilaxias pré-exposição e pós-exposição, estratégias de prevenção combinada utilizadas para o risco de infecção para o HIV. Consistem no uso de medicamentos para reduzir o risco de infecção em situações de exposição ao vírus.

 

Pessoas diagnosticadas como reagentes a alguma infecção sexualmente transmissível recebem recomendações e acesso a tratamento. Testes para infecções sexualmente transmissíveis, orientações e acesso a preservativos também estão disponíveis nas unidades de saúde da Capital.

 

A vacinação contra Covid-19 para esse grupo segue ainda nas unidades de saúde referência para receber a primeira dose.

 

Texto: Vanessa Conte
Edição: Gilmar Martins
Foto: Cristine Rochol/PMPA

Fonte: SMS – Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn