Carlos Gerbase discute obra de Ian McEwan no Clube de Leitura do Instituto Ling

 

Carlos Gerbase discute obra de Ian McEwan no Clube de Leitura do Instituto Ling

No dia 19 de julho, o cineasta, jornalista e escritor analisará o livro Máquinas como eu, que reflete sobre a relação entre androides e humanos 

 

O cineasta, jornalista e escritor Carlos Gerbase é o convidado da terceira edição virtual deste ano do Clube de Leitura do Instituto Ling. Em encontro virtual e gratuito, o professor da Escola de Comunicação, Artes e Design da PUCRS analisará o livro Máquinas como eu, escrito pelo autor britânico Ian McEwan.

 

A atividade acontece no dia 19 de julhosegunda-feira, às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do centro cultural (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural). Para receber o link direto do evento, lembretes e o material preparatório, basta fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.

 

Um dos ficcionistas mais importantes da sua geração, Ian McEwan apresenta uma escrita precisa e irônica sobre a sociedade. Em Máquinas como eu, publicado em 2019, ele traz essas características em um romance que discute os conflitos éticos que podem nascer da relação entre humanos e androides.

 

Ao longo da última década, o autor lançou diferentes publicações que já renderam uma série de prêmios literários, entre eles o Man Booker Prize e o Whitbread Award. Entre seus livros mais populares está Atonement, que teve adaptação para o cinema, com o título Desejo e Reparação no Brasil, e foi vencedor do Oscar 2008 de melhor filme.

 

Nascido em Porto Alegre, Carlos Gerbase é professor de Cinema na PUCRS e membro do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da mesma instituição. Formado em Jornalismo, possui doutorado em Comunicação pela mesma instituição e pós-doutorado em Cinema pela Sorbonne, de Paris. É também escritor e cineasta. Entre 1983 e 2002, foi baterista, letrista e vocalista da banda Os Replicantes.

 

O Clube de Leitura está em seu quarto ano de atividades e já recebeu grandes teóricos da literatura ministrando encontros dedicados a leitura e discussão de romances referenciais. A primeiras edições de 2021 contaram com a professora e escritora Jane Tutikian analisando o romance épico Um dia chegarei a Sagres, de Nélida Piñon, em evento com participação da própria autora; e com o professor Luís Augusto Fischer falando sobre a coletânea de contos Ficções, de Jorge Luis Borges. As aulas anteriores estão disponíveis no canal do YouTube do Instituto Ling.

 

A atividade é uma realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.

 

SERVIÇO – LITERATURA – EVENTO ONLINE
Clube de Leitura
Carlos Gerbase analisa o livro Máquinas como eu, de Ian McEwan
Dia 19 de julho, segunda-feira, às 19h
Gratuito, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural)
Para receber o link direto da atividade e os materiais preparatórios para o encontro, é necessário fazer inscrição prévia pelo site www.institutoling.org.br
A leitura prévia da obra é recomendada, mas não obrigatória

Classificação etária: Livre
Duração: 90 minutos

 

Crédito da foto: ©Fernanda Chemale

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn