Atividades gratuitas do CHC Santa Casa integram a 19ª Semana Nacional dos Museus

 

Atividades gratuitas do CHC Santa Casa integram a 19ª Semana Nacional dos Museus

 

O CHC Santa Casa integra a programação da 19ª Semana Nacional dos Museus, temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiros dos Museus que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). A cada ano, o Conselho Internacional de Museus lança um tema diferente para a celebração dessa data, que é, também, o mote norteador das atividades da Semana de Museus. Esse ano, o tema escolhido foi O futuro dos museus: recuperar e reimaginar, que propõe a reflexão sobre o futuro dos museus, por isso, entre os dias 13 e 26 de maio, o CHC Santa Casa oferece uma programação especial e gratuita alusiva a esta temática. Todas as atividades serão transmitidas pelo canal do YouTube do CHC Santa Casa (/CHCSantaCasa) e as inscrições devem ser feitas em sympla.com.br/CHCSantaCasa.

 

Confira a programação:

13/05, às 15h – Oficina de Fotografia: dicas práticas de conservação e preservação
A fotografia está presente em nossas vidas, contando e fazendo parte de nossa história. No interior de cada família, a foto se transforma em um objeto simbólico de rememoração, lembrança e vínculos entre os indivíduos. Nesta oficina, Vanessa Gomes de Campos irá apresentar dicas práticas de como conservá-las, protegendo-as dos danos e degradação física. Dessa forma, estaremos preservando-as, retardando e prevenindo a deterioração deste importante material de nossa memória.

 

19/05, às 19h – Live: Museus em tempos de pandemia
A pandemia da Covid-19 impôs muitos desafios no âmbito cultural, especialmente às equipes dos museus. Restrições e protocolos reorientaram condutas de acesso e preservação dos acervos, exigindo criatividade no fazer museológico. Nesta live, as museólogas Ana Celina e Marcia Bertotto apresentam o trabalho desenvolvido pelo GT Museus no Rio Grande do Sul.

 

25/05, às 19h – CHC Educa – Percursos do Museu da Vida no campo da acessibilidade cultural
Serão apresentadas algumas experiências do Museu da Vida na implementação da acessibilidade cultural. Este é um importante aspecto que fortalece a divulgação científica e popularização da ciência ampliando a presença e participação de diversos perfis de público em museus e centros culturais. A speaker será a bióloga e educadora Hilda da Silva Gomes.

 

26/05, às 19h – Live: Salvando a Monalisa
Uma das obras mais famosas do mundo, a “Gioconda” ou “Mona Lisa”, de Leonardo Da Vinci, já passou por momentos difíceis fora do Museu do Louvre em mais de uma ocasião. Na presente palestra vamos acompanhar mais de perto dois desses momentos: o primeiro em 1911, quando foi roubada do museu; e o outro a partir de 1939, quando teve que ser transferida e escondida devido ao início da Segunda Guerra Mundial. A palestra será proferida pela historiadora e museóloga Karine Lima da Costa.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn