Arthur de Faria & Tum Toin Foin lançam EP com quatro músicas TUM é o primeiro de dois Eps que antecedem o álbum da banda

 

Arthur de Faria & Tum Toin Foin lançam EP com quatro músicas TUM é o primeiro de dois Eps que antecedem o álbum da banda

 

Arthur de Faria celebrou 30 anos de carreira no final de 2019. Para comemorar as três décadas de aventuras musicais não convidou ninguém pra festa além de outros nove músicos, juntos numa sala do estúdio Audio Porto, gravando por três dias um novo álbum. Arthur tinha composto novos temas e passado a limpo – sujando na medida certa – rearranjados para os novos e velhos parceiros que o acompanharam na festa. Os resultados da celebração musical começam a aparecer agora.

 

No dia 28 de maio, Arthur de Faria lança pela gravadora Audio Porto o primeiro de dois EPs que antecedem o lançamento do primeiro álbum da banda de câmara Tum Toin Foin. Com quatro músicas, o EP TUM já apresenta os muitos tons que revelam toda beleza e complexidade de um dos compositores e arranjadores mais atuantes e diversos do Brasil. O repertório traz músicas que foram compostas para trilhas de filmes, teatro e também para outras das muitas formações de conjuntos que Arthur de Faria já criou. O filtro na escolha das músicas foi revisitar temas instrumentais de sua carreira num novo e ousado formato transitando nas fronteiras do erudito com o popular e do regional com o universal.

 

O inquieto e mutante jardim de maravilhas musicais da Tum Toin Foin une espécies sonoras nunca antes reunidas. Ao propor o crossover entre a música de câmara com a música popular, Arthur bagunça o coreto formando um naipe de sopros graves com dois fagotes (2!!) e um trombone, direcionando os agudos para o violino e um acordeon usados como uma orquestra de cordas e uma banda base de música popular, com piano, baixo, guitarra, bateria e percussão.

 

Os cúmplices de tamanha ousadia nesta nova aventura musical são: Agne Bazzani e Adolfo Almeida Jr. (Fagotes), Julio Rizzo (Trombone), Miriã Farias (Violino), Gabriel Romano (Acordeon), Bruno Vargas (Baixo), Erick Endres (Guitarra), Güenther Andreas (Bateria), Giovani Berti (Percussão), com Arthur de Faria (Piano , Fender Rhodes, Clavinet D6 e Hammond B3). O resultado do inusitado encontro de instrumentistas e gerações (Erick, o mais novo, com 23 anos e Adolfo com 61 anos) num mesmo trabalho permite imaginar algumas junções musicais para ilustrar referências perceptíveis na obra. Seria como um encontro do Radamés Gnattali com Mahavishnu Orchestra, Astor Piazzolla com Frank Zappa e Ígor Stravinski com a Blaxploitation.

 

As quatro faixas do EP TUM já comprovam a riqueza sonora e todos os cruzamentos aparentemente impossíveis arranjados pelo Arthur de Faria. Em “Chamamonga”, mistura o chamamé com a milonga, alternando os ritmos, destacando o virtuosismo da dupla de fagotes e a banda juntando o quebra-cabeça de contrapontos infinitos. “Boogie do Louco” brinca com uma espécie de tema de filme de espionagem, mas com taquicardia, já que os compassos mudam sem parar o tempo todo. “Radar” homenageia Radamés Gnattali expandindo seus famosos quintetos e sextetos para praticamente o dobro de músicos, ainda mais eletrificados e lisérgicos. “Zoika” fecha o EP TUM trazendo uma balada para acalmar um pouco os ouvidos, ou não. É uma balada que cresce, pesa, decresce e esvazia. Só que tudo isso numa repetição mântrica de apenas dois acordes que vão nos levando a diferentes sensações.

 

Com toda a bagagem de partituras acumuladas ao longo de 30 anos, Arthur de Faria não só sintetiza sua musicalidade na música instrumental com a Tum Toin Foin, como também expande suas criações para novos caminhos em elaborados arranjos que somente um time de músicos como esse consegue entregar. Inquieto como todo compositor deve ser, explora sua própria obra na busca de novas perspectivas trazendo para o presente uma desconstrução do seu passado devolvendo ao público o que há de mais contemporâneo na nova música instrumental proposta pela Tum Toin Foin.

 

E tem mais! Uma banda que se propõe a nunca ser óbvia na música, para os lançamentos dos EPs e do álbum preparou junto com a equipe da Audio Porto uma campanha de lançamento especial e inusitada. Distribuirão prêmios (nada óbvios) preparados pelos próprios integrantes para o público que fizer o pre-save nas plataformas de streaming. Ficou curioso? Acompanhe o instagram (@tumtoinfoin) e descubra como participar e quais os regalos malucos preparados pela Tum Toin Foin para você!

 

* Faça o pre-save do EP TUM: http://bit.ly/TTFepTUM

* Escute o EP TUM: http://bit.ly/TTFepTUM

 

Ficha Técnica:

Arthur de Faria & Tum Toin Foin – TUM

1 – Chamamonga (Arthur de Faria)
2 – Boogie do Louco (Arthur de Faria)
3 – Radar (Arthur de Faria)
4 – Zoika (Arthur de Faria)

 

Arthur de Faria – Piano , Fender Rhodes, Clavinet D6 e Hammond B3
Adolfo Almeida Jr. – Fagote
Ange Bazzani – Fagote
Bruno Vargas – Baixo Elétrico
Erick Endres – Guitarra
Gabriel Romano – Acordeon
Giovanni Berti – Percussão
Güenther Andreas – Bateria
Julio Rizzo – Trombone
Miriã Farias – Violino

 

Gravações realizadas de 24 a 26 de setembro, de 2019, nos estúdios Audio Porto.

 

Produção musical: Arthur de Faria e Rafael Hauck
Arranjos: Arthur de Faria
Engenheiro de gravação e masterização: Rafael Hauck
Assistentes de gravação: Lauro Maia e Pedro Schmitt
Mixagem: Lauro Maia

Arte de capa: Luiza Padilha e Vinícius Luz
Projeto gráfico: OCorre Lab
Direção criativa: Luiza Padilha
Direção de arte: Vinícius Luz
Fotos: Elizabeth Thiel

 

Lançamento Audio Porto:

Direção Artística: Rafael Hauck
Direção Executiva: Adriana Vargas
Marketing e Estratégia: Tiago Souza
Produção Executiva e Inteligência de Mercado: Heigor Martins
Comunicação: Lúcio Brancato

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn