Home Events Pesquisadora lança livro sobre rendas

Pesquisadora lança livro sobre rendas

 

Pesquisadora lança livro sobre rendas

 

Sob a autoria da pesquisadora e designer têxtil Vera Felippi, “Decifrando rendas: processos, técnicas e história” aborda a história e os processos manuais e industriais de produção de rendas

 

Programação de lançamento do livro terá duas lives, dias 10 e 17 de abril, às 10h30, com transmissão ao vivo pelo YouTube, integrando as ações do projeto contemplado pelo Edital Lei Aldir Blanc “Produções Culturais e Artísticas” da Secretaria da Cultura do RS

 

O livro “Decifrando rendas: processos, técnicas e história” será lançado com uma programação virtual que inicia neste sábado, 10.04, às 10h30, por meio de uma live transmitida pelo YouTube. O evento contará com a participação da autora do livro, Vera Felippi, que é pesquisadora e designer têxtil, e a mediação será realizada pela gestora do projeto, Carolina Grippa, mestra em História, Teoria e Crítica de arte (UFRGS).

Na ocasião, Vera Felippi apresentará a pesquisa que originou o livro abarcando processos de produção manual e industrial, técnicas e equipamentos, bem como aspectos históricos.

Um total de 900 exemplares do livro foram impressos e serão distribuídos gratuitamente para museus, universidades e institutos de pesquisa, colaboradores/as da publicação, bem como para pessoas que preencheram o formulário de interesse disponibilizado no mês de março. No dia 14.04, quarta-feira, a versão digital (e-book) será disponibilizada para leitura na internet, através de link na bio do perfil no Instagram @diving_into_textiles.

 

Já no sábado, 17.04, às 10h30, haverá uma live intitulada Saber-Fazer, com transmissão pelo YouTube, reunindo algumas rendeiras que colaboraram com o projeto do livro. Participam Maria da Glória Viana Soares, de Florianópolis/SC, Elizabeth Horta Correa, de Atibaia/SP, e Petrúcia Lopes, da Região das Lagoas Mundaú – Manguaba/AL. Nesta conversa, elas irão compartilhar suas trajetórias e interesse pela renda. O encontro contará com a mediação de Taís Cardoso, produtora do projeto, e Daniela Guedes dos Santos, assistente de produção.

 

Sobre o livro
Tendo em vista a falta de bibliografia no Brasil que aprofunde o tema, “Decifrando rendas: processos, técnicas e história” busca contribuir em diversas áreas do conhecimento, tais como: história, museologia, design, artes, antropologia e moda. O projeto também abrange conteúdo multimídia na internet (Instagram, Facebook e YouTube), com postagens semanais, registros em vídeo e fotografia sobre as principais técnicas, além de depoimentos de artesãs do Rio Grande do Sul e outros estados que seguem levando adiante a tradição de fazer rendas.

“Decifrando rendas: processos, técnicas e história” é um livro para valorizar, inspirar e estimular a salvaguarda do patrimônio têxtil e as atividades de pesquisas e práticas relacionadas às rendas. Fruto de uma década de pesquisas acadêmicas de Vera Felippi, doutora em Design, que possui mais de 20 anos de atuação prática como designer têxtil na criação e na produção de tecidos, incluindo rendas.
A produção do livro e dos conteúdos para internet mobilizaram mais de 30 profissionais, entre artesãs, produtoras, fotógrafos, videomakers, revisores, comunicadores e designers, bem como instituições museológicas, coletivos e associações. O projeto foi viabilizado por meio do financiamento da Lei nº 14.017/2020.

 

Sobre a autora do livro
Vera Felippi é doutora em Design pela UFRGS tendo como resultado de tese a criação do Museu Moda e Têxtil UFRGS. Mestre em Design (UFRGS) e graduada em Artes Visuais (UFRGS). Atuou como designer têxtil em indústria e docente em programas de Pós-Graduação (lato sensu). Atualmente, além de seu ateliê de criação de tecidos artesanais, ministra cursos práticos e teóricos e faz pesquisas voltadas ao resgate e salvaguarda ligados ao patrimônio e história sobre têxteis.

 

Sobre as rendeiras que participarão da segunda live

Maria da Glória Viana Soares, mais conhecida como Dona Glorinha, vive em Florianópolis/SC e se dedica a renda de bilros. É coordenadora da Associação de Rendeiras do Sambaqui.

Elizabeth Horta Correa mora em Atibaia, Grande São Paulo/SP, onde fundou o coletivo Nhanduti de Atibaia e dedica-se desde 2003-04 ao resgate, pesquisa e salvaguarda da renda tenerife ou nhanduti. Possui o título de Mestre Rendeira, certificado pelo Ministério da Cultura.

Petrúcia Lopes é vice-presidente do Instituto Bordado Filé da Região das Lagoas Mundaú – Manguaba, que tem como objetivo proteger e promover a tradição do filé dessa região.

 

SERVIÇO
PROGRAMAÇÃO DE LANÇAMENTO DO LIVRO “DECIFRANDO RENDAS: PROCESSOS, TÉCNICAS E HISTÓRIA”
Live de lançamento do livro impresso
10.04.2021, sábado, às 10h30, transmissão ao vivo pelo YouTube, com a autora do livro, Vera Felippi. Mediação: Carolina Grippa, gestora do projeto.

 

Lançamento da versão digital do livro
14.04.2021, quarta-feira, link será disponibilizado na bio do perfil no Instagram @diving_into_textiles.

Live Saber-Fazer: conversa com rendeiras
17.04.2021, sábado, às 10h30, transmissão ao vivo pelo YouTube, com as rendeiras Maria da Glória Viana Soares, Elizabeth Horta Correa e Petrúcia Lopes. Mediação: Taís Cardoso, produtora do projeto, e Daniela Guedes dos Santos, assistente de produção.

 

REDES SOCIAIS DE DIVULGAÇÃO DO PROJETO
Instagram: https://www.instagram.com/diving_into_textiles/
Facebook: https://www.facebook.com/verafelippihandmade
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCpC3HqEhFIxI_05qTGGfrUw

Tags: ,

Data

10 abr 2021
Expired!

Tempo

10:30 - 11:30
Categoria

Próximo Evento

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário