Home Events Pedro Gonzaga e Roger Lerina analisam a obra Onde os fracos não têm vez em bate-papo gratuito sobre literatura e cinema

Pedro Gonzaga e Roger Lerina analisam a obra Onde os fracos não têm vez em bate-papo gratuito sobre literatura e cinema

 

Pedro Gonzaga e Roger Lerina analisam a obra Onde os fracos não têm vez em bate-papo gratuito sobre literatura e cinema

 

Em encontro na próxima terça-feira, dia 13 de abril, o escritor e o jornalista falam sobre as diferenças e semelhanças entre a obra cinematográfica dos irmãos Coen e o livro de Cormac McCarthy que inspirou a versão para as telonas

 

Após o sucesso da temporada de estreia em 2020, o projeto Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema volta à programação on-line do Instituto Ling com uma série de bate-papos virtuais e gratuitos entre o professor e escritor Pedro Gonzaga e o jornalista cultural e crítico de cinema Roger Lerina analisando diferentes aspectos artísticos de produções marcantes. A primeira edição deste ano discutirá os contrastes e as semelhanças entre o romance Onde os velhos não têm vez, escrito por Cormac McCarthy em 2005, e o longa-metragem Onde os fracos não têm vez, dirigido pelos irmãos Ethan Coen e Joel Coen e lançado nas telonas dois anos depois. A atividade será transmitida ao vivo na terça-feira, dia 13 de abril, às 19h, pela plataforma Zoom. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.

 

Durante o encontro virtual, o público poderá interagir com os debatedores, enviando comentários e dúvidas, além de acompanhar algumas das principais cenas do filme estrelado por Javier Bardem, Josh Brolin e Tommy Lee Jones. A produção cinematográfica foi a grande vencedora do Oscar 2008, levando quatro estatuetas: melhor filme, direção e roteiro adaptado, além do prêmio de ator coadjuvante para o ator espanhol.

 

Ambientado nos anos 80, na fronteira do Texas com o México, a trama tem três personagens centrais: Llwelyn Moss, um caçador que acidentalmente encontra um carro com corpos crivados de bala, um carregamento de heroína e mais de dois milhões de dólares abandonados no meio do deserto; o xerife Bell, encarregado de investigar o caso; e o psicopata Anton Chigurh, contratado por um cartel para reaver o dinheiro. Quando decide pegar o dinheiro e fugir, Moss passa de caçador a caça. A narrativa se transforma, então, em uma eletrizante história de suspense e perseguição, em que cada personagem parece determinado a encontrar a resposta à pergunta: como se decide o que sacrificar na vida?

 

Pedro Gonzaga é professor, tradutor, poeta e escritor. Doutor em literatura pela UFRGS, com diversas publicações em poesia e prosa, desenvolve há anos trabalhos com turmas de escrita criativa, voltadas para o público adulto. Atualmente é cronista dos jornais Zero Hora e O Estado de S. Paulo.

 

Roger Lerina é jornalista cultural, integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. É editor do site www.rogerlerina.com.br, uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais. É curador do projeto Meu Filme Favorito.

 

O projeto Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema tem realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.

 

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ON-LINE – LITERATURA E CINEMA
Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema
Bate-papo ao vivo com o professor, escritor, poeta e tradutor Pedro Gonzaga e o jornalista cultural e crítico de cinema Roger Lerina comparando o livro Onde os velhos não têm vez, de Cormac McCarthy, com o filme Onde os fracos não têm vez, dirigido por Ethan Coen e Joel Coen
Dia 13 de abril, terça-feira, às 19h, pela plataforma Zoom
Gratuito, mediante inscrição prévia pelo site www.institutoling.org.br

 

Para a experiência completa da programação, o Instituto Ling recomenda que o público assista ao filme Onde os fracos não têm vez, disponível para locação na locadora E O Video Levou, assim como no YouTube, GloboPlay, Amazon Prime Video e TeleCine. A obra impressa está à venda nos sites das principais livrarias do país.

 

Crédito da foto: Reprodução

Data

13 abr 2021
Expired!

Tempo

19:00 - 20:00
Categoria

Próximo Evento

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário