Home Events “Os quadros que falam” de Flávio Scholles na Bublitz

“Os quadros que falam” de Flávio Scholles na Bublitz

 

“Os quadros que falam” de Flávio Scholles na Bublitz

 

Um dos maiores representantes da arte gaúcha estará em exposição presencial e virtual na Bublitz Galeria de Arte a partir do sábado, 10 de abril.

 

A exposição “Os quadros que falam”, do artista gaúcho Flávio Scholles, abre a programação 2021 da Bublitz Galeria de Arte. Com obras impressionantes que retratam a colonização alemã, o êxodo, a cidade e as origens, Scholles conquistou o Brasil e tem criações em diversas partes do mundo. Na Bublitz, estará representado com 23 quadros, que refletem a trajetória do artista em diferentes estilos, temáticas e dimensões. A exposição poderá ser conferida a partir do dia 10 de abril no link: virtual.galeriabublitz.com.br ou ainda presencialmente na Av. Neusa Goulart Brizola, 143, seguindo a regulamentação de funcionamento do Estado.

 

Com mais de 10 mil telas distribuídas em centenas de lugares mundo afora e com um respeitável acervo em seu atelier, transformado em ponto turístico em Morro Reuter, no interior do Rio Grande do Sul, Scholles é um dos artistas gaúchos mais aclamados internacionalmente. Suas obras passeiam por vários estilos e encantam pela qualidade técnica e artística.

 

“Os quadros que falam contêm os primeiros sinais para uma nova comunicação com o universo, por causa do novo, na arte e na cultura. Nas situações da colônia, meu estilo é expressionista. Nas de êxodo, picassiano, por causa da influência do místico negro. Nas situações da cidade, com a vinda dos americanos, a optical art”, resume Sholles.

 

O artista já realizou duas exposições individuais, em 1995 e 1998, e participou de três coletivas na Bublitz Galeria de Arte, em 2011, 2014 e 2018. Em “Quadros que falam”, sua efervescência artística está representada em obras que expressam a colheita, as moças do interior, a crítica social, com as construções populares, e até uma obra criada já no contexto da pandemia, em 2020: o “Semeador em Tempo de Covid-19”.

 

Livro e documentário

A vasta obra de Scholles está retratada no livro “Quadros que falam”, da editora Um Cultural, lançada em 2014, sob a coordenação de Daniel Henz e Ralf Cardoso. Com 488 páginas e produzida em cinco línguas, português, inglês, alemão, russo e mandarim, a publicação é uma verdadeira obra de arte, que não só é um registro histórico do artista, mas também um dos mais belos livros do gênero já produzidos no país.

 

Sua trajetória também foi transformada em documentário em 2016: “Scholles – Sementes de Cor”, da diretora Rejane Zilles. Durante o período da exposição, será possível acessar o filme no link: www.youtube.com/user/Zillesprod. O média-metragem de 28 minutos mostra o atelier do artista, suas obras, a influência da região e do contexto histórico em suas criações e faz uma ponte com o pintor Cândido Portinari, em Brodowski, no interior de São Paulo, uma de suas influências “Eu e Flávio temos uma história de vida com pontos em comum. Nascemos neste mesmo povoado alemão, e embora sejamos de gerações diferentes, aprendemos a falar português somente quando chegamos à escola – cada um na sua época e vivemos nossa infância na colônia. Depois de trilharmos nosso caminho pessoal e profissional, voltamos às origens para registrar em quadros e filmes a vida desta aldeia”, destaca Rejane. Em sua obra, Scholles cumpriu o dito de Tostói: “se queres ser universal, fala da tua aldeia”.

 

SERVIÇO:
Exposição “Quadros que falam” – Flávio Scholles
Período: 10 de abril a 10 de maio
Bublitz Galeria Virtual de Arte: https://virtual.galeriabublitz.com.br/
Endereço: Av. Neusa Goulart Brizola, 143 – Porto Alegre – RS
Documentário Scholles – Sementes de Cor (disponível durante o período da exposição): www.youtube.com/user/Zillesprod

 

Crédito da foto: ©Zé-Roberto-Muniz

Data

10 abr 2021 - 10 maio 2021
Expired!

Tempo

08:00 - 18:00
Categoria

Organizador

Bublitz Galeria de Arte
Fone
(51) 99378-2634
E-mail
contato@galeriabublitz.com.br
Website
http://www.galeriabublitz.com.br/

Próximo Evento

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário