Home Events Kleber Mendonça Filho fala sobre seu filme favorito em live do Instituto Ling

Kleber Mendonça Filho fala sobre seu filme favorito em live do Instituto Ling

 

Kleber Mendonça Filho fala sobre seu filme favorito em live do Instituto Ling

 

O diretor e roteirista divide com o público suas percepções sobre o longa-metragem Vá e Veja, de Elem Klimov, em bate-papo com o jornalista e crítico de cinema Roger Lerina. O encontro virtual e gratuito acontece no dia 20 de maio, quinta-feira, às 19h

 

O cineasta Kleber Mendonça Filho é o convidado da segunda edição deste ano do projeto Meu Filme Favorito, do Instituto Ling. O diretor e roteirista de alguns dos mais importantes longas-metragens do Brasil, como Aquarius e Bacurau, falará sobre uma de suas produções cinematográficas preferidas: o filme soviético Vá e Veja, de Elem Klimov. Mediado pelo jornalista e crítico de cinema Roger Lerina, o evento acontece no dia 20 de maio, quinta-feira, às 19h, com transmissão ao vivo pela plataforma Zoom. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.

 

Durante o encontro virtual, o público poderá interagir com o cineasta, enviando comentários e questionamentos, além de assistir a algumas das principais cenas do longa estrelado pelo ator russo Aleksei Kravchenko. Ele dá vida ao jovem Florya que, depois de encontrar um velho rifle, se junta ao movimento de resistência soviética contra as forças alemãs que invadem seu país durante a Segunda Guerra Mundial. Com uma galeria de imagens poéticas e atrocidades humanas, a produção rodada na antiga União Soviética mostra uma jornada épica de um adolescente que envelhece diante da câmera ao vivenciar os desastres da guerra.

 

Kleber Mendonça nasceu em Recife e se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco. Desenvolveu carreira como crítico de cinema e jornalista, escrevendo para o Jornal do Commercio e para o seu site, CinemaScópio. Começou a carreira cinematográfica realizando curtas-metragens, entre eles, os premiados Vinil Verde (2004), Eletrodoméstica (2005) e Recife Frio (2009). Em 2008, estreou seu primeiro longa-metragem, o documentário Crítico. Foi programador do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco e do festival Janela Internacional de Cinema do Recife. Em 2012, lançou O som ao redor, um dos filmes brasileiros mais premiados nacional e internacionalmente na década. Seu filme Aquarius (2016) foi indicado ao Palma de Ouro no Festival de Cannes. Codirigiu e coescreveu o longa Bacurau (2019), ganhador do Prêmio do Júri no Festival de Cannes.

 

Roger Lerina é jornalista cultural, integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. É editor do site www.rogerlerina.com, uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais. É curador do projeto Meu Filme Favorito.

 

Em encontros mensais com participação de diferentes personalidades culturais do Brasil, o projeto Meu Filme Favorito é destaque na programação cultural do Instituto Ling desde 2018. Durante a pandemia, a atividade foi adaptada para o ambiente virtual, expandindo o seu alcance. A programação tem realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens, Fitesa e America Tampas.

 

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ON-LINE – CINEMA
Meu Filme Favorito: Vá e Veja (1985), de Elem Klimov
Bate-papo ao vivo com o diretor e roteirista Kleber Mendonça Filho e o jornalista e crítico de cinema Roger Lerina
Dia 20 de maio, quinta-feira, às 19h, pela plataforma Zoom
Gratuito, mediante inscrição prévia pelo site www.institutoling.org.br

 

Para a experiência completa da atividade, o Instituto Ling recomenda que o público assista ao filme, disponível gratuitamente no YouTube, ou para assinantes na plataforma Petra Belas Artes à La Carte.

 

Crédito da foto: Reprodução

 

Data

20 maio 2021
Expired!

Tempo

19:00 - 20:00
Categoria

Próximo Evento

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário