Home Events Charles Baudelaire, projeto Poesia no Ling tem aula virtual e gratuita em homenagem ao autor

Charles Baudelaire, projeto Poesia no Ling tem aula virtual e gratuita em homenagem ao autor

 

No mês do bicentenário de nascimento de Charles Baudelaire, projeto Poesia no Ling tem aula virtual e gratuita em homenagem ao autor

 

O evento on-line acontece no dia 14 de abril, quarta-feira, às 16h, e será ministrado ao vivo pelo poeta e professor de literatura Diego Grando

 

No mês que marca o bicentenário de nascimento de Charles Baudelaire, o projeto Poesia no Ling presta uma homenagem ao poeta, teórico e crítico parisiense com uma aula on-line e gratuita dedicada a sua obra. O evento virtual será comandado pelo professor de literatura e também poeta Diego Grando, que contará detalhes sobre a trajetória do rebelde, intenso e controverso autor, conhecido como um notório boêmio e precursor do movimento simbolista na França. Durante a aula ao vivo, o ministrante ainda dará voz a alguns dos poemas mais marcantes da obra do escritor, que também é considerado o fundador da poesia moderna. A atividade será transmitida pelo Instituto Ling no dia 14 de abril, quarta-feira, às 16h, em plataforma digital. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.

 

Charles-Pierre Baudelaire (1821-1867) foi um dos maiores poetas do século XIX, tendo influenciado decisivamente toda a poesia moderna. Rebelde, combateu a censura e a intolerância, sendo ao mesmo tempo controvertido e célebre no seu tempo. Em 1857, ao lançar As Flores do Mal, livro com os seus mais belos poemas, foi acusado pela lei francesa de atentar contra a moral. Após a sua morte, a obra se tornou, no Ocidente, a mais influente coletânea de poemas dos últimos séculos.

 

Diego Grando é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS. Possui Licenciatura em Letras pela UFRGS, é mestre em Teoria da Literatura – Escrita Criativa pela PUCRS e doutor em Estudos de Literatura na UFRGS. Também é poeta e já lançou os livros Spoilers, Sétima singular, 25 Rua do Templo e Desencantado carrossel. Em 2019, recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura, na categoria Poesia, por Spoilers. Desde 2013, integra o elenco do Sarau Elétrico, em Porto Alegre.

 

O Poesia no Ling realiza mensalmente encontros dedicados à poesia, ministrados ao vivo por diferentes professores da área, em homenagem a grandes personalidades da literatura mundial. Somente neste ano, o projeto já teve aulas com Sergius Gonzaga falando sobre a obra de Ferreira Gullar, e Pedro Gonzaga apresentando a polonesa Wislawa Szymborska. As edições anteriores podem ser assistidas gratuitamente no canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural). Esta programação é uma realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.

 

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ON-LINE – LITERATURA
Poesia no Ling
Diego Grando apresenta a obra de Charles Baudelaire
Dia 14 de abril, quarta-feira, às 16h, em plataforma digital
Gratuito, mediante inscrição prévia no site www.institutoling.org.br

Classificação etária: Livre
Duração: 90 minutos

 

Crédito da foto: Retrato de Charles Baudelaire em 1863, por Étienne Carjat

Data

14 abr 2021
Expired!

Tempo

16:00 - 17:30
Categoria

Próximo Evento

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário